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Tendências Mundiais em Varejo

14 de março de 2014

 

Nossa equipe esteve presente na palestra com Edmour Saiani, um dos maiores nomes em consultoria de varejo do Brasil, no dia 10 de março, na AMCHAM, em Porto Alegre.

Autor dos livros “Loja Viva – revolução no pequeno varejo brasileiro” (Editora Senac) e “Ponto de Referência – como ser o nº 1 e não mais 1” (Editora Pearson) , Edmour é sócio-diretor da Ponto de Referência, consultoria que ajuda marcas  a construir a cultura da empresa e gerir melhor atendimento e serviços.

Durante a fala, Edmour ressaltou cinco grandes pilares que sustentarão o varejo neste ano.

O marketing tem que ser… educação!

“O que não for educar, para o cliente, é “spam”. Ele zapeia, não curte, desliga, deleta e dispensa. O que for educação ele conta pros amigos e ainda inspira o amigo a ir na loja que o ensinou aprender também”.

Não basta ser competente, tem que ser… diferente!

“Hoje mais do que fazer coisas padronizadas, o que recebe aplauso é se portar como independente e arriscar, fazendo coisas que ninguém ousou fazer”.

O design tem que ser… mutante!

“A maior mudança que a internet fez na cabeça dos Clientes foi a sensação, senão a certeza, de que tudo pode ser mudado a qualquer hora. Na verdade toda hora”.

Os pontos de contato tem que ser… “uau!”

“Cada canal deve gerar uma experiência coerente com o posicionamento da marca. E com muito uau! Senão a reputação vai embora e o Cliente só irá comprar no seu site pelo preço.”

Tecnologia tem que ser… telepatia!

“Se a marca usar o banco de dados de maneira eficaz, vai registrar o que o Cliente gosta de comprar, o jeito que ele gosta de ser atendido, e em que canal quer falar conosco. E, aos poucos, vou conhecendo cada vez melhor suas vontades e as coisas de que ele não gosta”.

O bate papo promovido por Saiani ainda trouxe outros pontos muito importantes para quem é dono de um negócio:

*o que o cliente mais valoriza é o atendimento e a equipe de vendas. Empresas que investem em seus funcionários tem um crescimento 10 vezes maior!

*o cliente sabe muito sobre seu produto. É dever do vendedor saber ainda mais do que cliente para que ele se sinta confiante sobre a compra.

*use as paredes para comunicar as ideias da marca. É um “outdoor” que já está pago. Faz parte do aluguel da loja e você pode – e deve – usá-lo.

*sua marca precisa ser sempre omnichannel? Não. Ela precisa estar nos canais onde seu cliente está.

*entenda que seu cliente é um “transummer”. Ele transita entre várias lojas, conhece diversos produtos e você deve estar apto a conquistá-lo.

*tecnologia não é TI. É marketing! Use os dados que você consegue captar a seu favor e “preveja” o comportamento de seu cliente.

*mude sempre, mude tudo! O cliente se sente atraído por novidades. Seja a cor de uma parede, a forma de um manequim ou a textura de uma decoração. Mude!

*no mix de produtos da sua marca, tenha 80% dele composto pelo básico, 15% de produtos diferentes e 5% de inovações que chamem muito a atenção.

*use esses 5% na vitrine de sua loja. São eles que atrairão o olhar do cliente, mesmo que ele leve somente o básico.

 

Ednour Saiani, Maggda Mombach e Iva Cardinal

Ednour Saiani, Maggda Mombach e Iva Cardinal

 

Para saber mais sobre o trabalho do Edmour Saiani, recomendamos acessar o blog da Ponto de Referência e o site pessoal do autor. São fontes ricas de inspiração e que ajudam a entender melhor as mudanças, cada vez mais rápidas, do mercado.

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