Ontem, dia 24, fez um ano da tragédia que ocorreu em Bangladesh, onde milhares de trabalhadores foram vitimados pelo desabamento do edifício Rana Plaza, onde funcionava uma fábrica de roupas. O dia ficou conhecido como Fashion Revolution Day, marcando o início de uma revolução mundial em prol de melhores condições de trabalho e punições mais severas para quem se vale de mão de obra escrava.
Uma campanha no instagram, capitaneada por Livia Firth, entusiasta da moda sustentável, a cantora VV Brown e a blogueira Susie Bubble, propõe que as pessoas postem fotos com suas roupas do avesso, alertando para a importância de se pensar na etiqueta que a roupa carrega. É possível participar, postando sua foto com a hashtag #insedeout.
Mais do que usufruir do que a moda oferece, devemos nos preocupar com o caminho que estas peças percorrem até chegar em nosso guarda roupas. Consumir conscientemente, com responsabilidade é tarefa mais do que necessária em tempos onde comprar virou alvo de compulsão desmedida.