A Harper’s Bazaar britânica já preconizou o retorno das birkens na próxima temporada. Pelos lados de cá, marcas expõem suas releituras do modelo patenteado em 1774, mal visto por alguns, mas amado por outros.
Se por um lado as birkenstocks podem ser consideradas feias, o conforto delas é inegável.
Mas você sabe onde e como surgiu o modelo? Vem saber mais:
As birckenstocks surgiram em 1774, quando o alemão Johann Adam Birkenstock, dono de uma empresa de produtos ortopédicos, desenvolveu um modelo de sandália feito com solado de cortiça e um pedaço de couro que permitia ajustes com fivelas largas. Não é à toa que ela é um modelo tão confortável! Ela foi pensada para pessoas que sofriam de alguma enfermidade nos pés, permitindo que elas pudessem usar calçados sem sentir dor.
Para o verão 2015, as marcas brasileiras apostam na diversidade de materiais e modelagens, variando das tradicionais três fivelas para cabedais (a parte da frente do calçado) cruzados, ou ainda, com uma ou duas tiras, sempre muito largas.
Seguindo ideias de marcas como Marni, Celine e Zara, alguns modelos ganham aplicação de pedrarias, perdendo esse status mais ‘básico’ para virar artigo fashion.
Mas a gente quer saber, você vai aderir à tendência?