Se você acha que organizar o armário é complicado e que a parte mais difícil é fazer a manutenção, quebramos esse mito e selecionamos dicas práticas que ajudarão você a se organizar.
O primeiro passo é ser disciplinada. Pela preguiça e falta de disciplina de colocar no lugar as coisas a qualquer momento, acabamos criando uma bagunça. Sem determinação, não há organização que resista.
1. Primeiros passos
* Seja racional e descarte, doe ou conserte aquilo que não usa. Esvazie seu armário de coisas inúteis
* Se você não consegue guardar tudo no lugar no exato momento que deveria, selecione apenas uma gaveta para “jogar” as peças que precisa organizar no final do dia
* Utilize sempre que possível acessórios que facilitem a organização
* Dê um passo de cada vez. Se você se considera uma super bagunceira, estabeleça metas graduais e não exija de si mesma aquilo que não vai cumprir
2. O ideal é ter um armário com nichos planejados, um closet. Mas se você não tem, isto não é um problema
Quando o seu armário não tem divisórias adequadas, invista nos acessórios organizadores como colméias, prateleiras removíveis, cabides especiais, caixas organizadoras, módulos com nichos, space bags etc.
3. Organize suas roupas de forma prática, para facilitar o seu dia a dia.
Utilize principalmente o cabideiro. Quanto mais usá-lo, será mais fácil de manter o armário organizado. Gavetas são mais fáceis de bagunçar porque as dobras exigem mais tempo do que pendurar. Guardar apenas aquilo que realmente usa também ajuda. Armário lotado é mais difícil de manter organizado.
4. Organize suas as roupas por cores e utilize cabides iguais
A organização por cores auxilia muito na identificação visual. É muito mais fácil escolher o que vai usar combinando as peças por cores. Além de ser um método fácil de entender e ser aplicado por você ou pela empregada.
Quanto aos cabides iguais, além de manter todas as roupas alinhadas, eles facilitam a distribuição do espaço e tornam a organização mais agradável aos olhos. Devem ser usados cabides da mesma linha ou material, mas não o mesmo modelo para todas as roupas. Alguns tipos de peça exigem modelos específicos como ternos e saias.
5. Otimize o espaço dentro do armário
* Evite dobrar as roupas muitas vezes (dobras ocupam mais espaço)
* Use cabides finos e resistentes
* Utilize caixas empilháveis para aproveitar ao máximo os espaços verticais
* Utilize os sacos a vácuo Space Bag para compactar roupas volumosas de pouco uso.
6. A desorganização assim como a preocupação exagerada com a organização são um reflexo do nosso estado emocional, então fique sempre atenta aos extremos
Nosso comportamento e estilo de vida são reflexos do que somos. É muito comum encontrar pessoas com problemas emocionais que contratam organizadoras quando, na verdade, o que realmente queriam é mudar a própria vida. O caos mental gera caos emocional que gera a bagunça física. É um ciclo vicioso. Assim como pessoas metódicamente organizadas também desejam consertar algo que está muito errado dentro delas. Fuja dos extremos, se organize de forma saudável
Fonte de pesquisa: www.organizesuavida.com.br