Maggda Veste, News

INSPIRE-SE | Ser humilde

28 de dezembro de 2014

Outro dia estava em um debate onde falávamos sobre negócios, sobre sucesso e sobre dinheiro. Estávamos por várias horas debatendo a melhor forma de ganhar dinheiro, como obter sucesso, prestígio, confiança, credibilidade. Então surgiu a palavra HUMILDADE.

E aí a conversa ficou interessante. Com tantas pessoas influentes e inteligentes ali, começamos a debater sobre a humildade dentro de uma vida de sucesso e felicidade. A pessoa humilde sabe que ainda tem muito a aprender. Sócrates, um grande mentor de 469 A.C. já dizia: Quanto mais sei, mais sei que nada sei.

Ser humilde é assumir que além de saber que nada sabe, sabe também que para ser grande, antes é necessário ser pequeno. E, portanto, ser pequeno é assumir que ainda existe um longo caminho para tornar-­se grande. Ser humilde é um gesto de grandiosidade. É considerar a possibilidade de que apesar de eu ser o presidente da empresa, não sei tudo. Talvez se eu estiver em um dia de muito trabalho, minha assistente poderá me dar uma dica de ouro se eu parar e ouvi­-la.

O senhor do café poderá conversar comigo e eu me impressionar com tamanha sabedoria. Aquele estagiário que acabou de entrar na empresa pode me surpreender se eu der 5 minutos para ele expor suas ideias. Ser humilde é ouvir. Parar e escutar. É saber que ter dúvidas é o primeiro caminho para o crescimento. A pessoa humilde, portanto, inteligente, sabe que dizer “não sei” é sinal de sabedoria.

Contudo, cuidado, pois ser humilde é diferente de ser subserviente. Subserviência é a capacidade de enfraquecer­-se, diminuir­-se, se dar por derrotado e desistir. Ser omisso, diminuto e fraco. Ser humilde é totalmente diferente.

Ser humilde é ser inteligente. Ser humilde é saber que existem duas coisas que se não compartilhadas, perdemos. O afeto e o conhecimento. Ser humilde é bom, é humano. E nossa conversa encerrou quando concluímos que HUMANO, etimologicamente, vem do termo HUMUS, que também é a raiz da palavra humildade significa “o solo sob nós”.Ou seja, o lugar onde todos estamos, de forma igualitária.

Deste ponto de vista, ser humilde é saber que devemos olhar um homem “de cima a baixo” SE e somente SE for ajudá-­lo a levantar-­se.

Até breve!!

Você pode gostar também