Maggda Veste, News

MUNDO AFORA | Organizando seu roteiro de viagem

13 de janeiro de 2015

É cada vez mais comum encontrar viajantes que preferem fazer seu próprio roteiro e organizar toda a “aventura” por conta própria! São inúmeros os blogs, sites e aplicativos criados especialmente para ajudar o viajante que deseja ser seu próprio guia ou fugir das famosas excursões em grupo.

As vantagens disso? Você pode fazer tudo no seu próprio tempo, conforme tiver vontade e pode ainda cancelar ou acrescentar passeios durante a viagem. Também, com bastante pesquisa e paciência, o pacote acaba saindo bem mais em conta que as opções vendidas por agências de viagens.

As desvantagens? Você estará por própria conta e risco! E terá que resolver sozinho todos os imprevistos ou possíveis percalços que possam vir a aparecer. E acreditem, essa parte cheia de burocracias, documentos e reservas já é chata quando funciona. Quando dá errado então, dor de cabeça na certa!

Quer mesmo viajar sozinho? Então atente para algumas dicas e boas viagem!

Passeios: comece definindo o que você quer ver/fazer. Peça dicas do lugar para amigos que já foram, pesquise o site turístico do local além de alguns blogs e sites de viagem que são bem completos de informações:  Trip Advisor (www.tripadvisor.com); Viagem Livre (viagem.catracalivre.com.br/brasil/) ; Guia 4 Rodas (viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas).

Transfers: Com a lista de passeios definida, vá pro mapa e veja as distâncias entre os locais para saber se é viável. Veja como pode chegar lá – ônibus / trem / avião / ferry boat. Enfim, agora é a hora de pesquisar a facilidade da compra destes tíquetes e se informar se é preciso antecipar ou se podes comprar na hora.

Hotel: reservar hotel pelo Booking (www.booking.com) é bem fácil e confiável. O site te dá, além das informações e fotos do hotel, um mapa indicando a localização do mesmo e alguns pontos de referência. O ideal é procurar hotéis bem centralizados e que fiquem próximos a estações de ônibus ou de trem. O site te dá um voucher que deve ser impresso e levado como garantia da reserva. Aconselho a confiar no review dos clientes para que o hotel fique dentro do que você procura.

Passagem: sites que fazem comparação de passagens aéreas são muitos! Um ótimo local para se procurar o melhor preço, porém este tipo de site costuma cobrar uma taxa administrativa do cliente. Para contornar, use apenas como referência de pesquisa e compre pelo próprio site da companhia aérea. Em viagens internacionais, vale a pena contar com uma agência de viagem que pode ajudar tanto na compra da passagem quanto com reserva de carros e hotéis, mesmo que você não adquira um pacote!

Seguro Viagem: é aconselhável e em alguns países obrigatória a contratação de um seguro viagem que vai dar suporte em caso de doenças ou acidentes. Pesquise certinho pois vários países da Europa exigem e sem ele, você não entra.

Você pode gostar também