Maggda Veste, News

MUNDO AFORA | Viaduto 13

14 de abril de 2015

De que adianta conhecer lugares distantes se não conhecemos o nosso próprio “quintal”? O Viaduto 13 é um exemplo. Quando comentei com colegas e amigos que iria visitar o segundo maior viaduto do mundo, muitos achavam que viajaria para outro país!!!

Localizado no pequeno município de Vespasiano Corrêa a cerca de 180 km de Porto Alegre, possuiu acesso por estrada de chão, seja por Bento Gonçalves ou Lajeado. Inaugurado em 1978 e construído pelo Exército Brasileiro ele possui 143 metros de altura e 509 de comprimento sendo o mais alto viaduto ferroviário das Américas e o segundo do mundo.

Com uma longa caminhada sobre os trilhos, é necessário sapatos confortáveis, água e uma boa lanterna, já que existem túneis completamente às escuras! Boatos contam que na época da construção do viaduto, dois soldados do Exército Brasileiro teriam morrido ao caírem dentro da armação das colunas e nunca foram resgatados.

Sendo um excelente passeio turístico e histórico, Vespasiano Correa e Muçum (cidade ao lado, que também possui diversos viadutos) não tem muita estrutura para receber turistas. Uma das opções é acampar aos pés do Viaduto 13, no camping da Nei, que tem um belo riacho q cascatas para banho. Ou fazer um simples “bate e volta” e aproveitar a mistura do verde da mata nativa com o cinza do concreto. Bom passeio!

Viaduto 13-53 Viaduto 13-4 Viaduto 13-26 Viaduto 13-44 Viaduto 13-50

Você pode gostar também