Audrey Hepburn: Portraits of an Icon (Audrey Hepburn: Retratos de um ícone), que ficará em cartaz de 2 julho a 18 outubro de 2015, na National Portrait Gallery, em Londres, na Inglaterra, apresenta a vida e a carreira fascinante de Audrey Hepburn (1929-1993) como uma estrela de cinema famosa, um ícone da moda e ação humanitária.
A exposição mostrará a ascensão de Hepburn para a fama, a partir de seus primeiros anos na Holanda, como uma menina dançarina no coro West End de Londres, até ela se tornar um ícone de teatro e cinema, culminando em seu trabalho filantrópico mais no fim de sua vida. A mostra apresentará retratos raramente visto que compõem o acervo da Audrey Hepburn Estate, junto com retratos icônicos da atriz feita pelos melhores fotógrafos do século XX, incluindo Richard Avedon, Cecil Beaton, Angus McBean, Irving Penn, Terry O’Neill e Norman Parkinson.
A seleção notável de fotografias inclui uma série de imagens de Audrey tiradas ao longo de sua vida, desde o princípio, de fotos antes de ela ser famosa até retratos formais e fotografias tiradas nos sets durante as filmagens de alguns de seus filmes mais conhecidos. O mais antigo retrato cedido da coleção da Audrey Hepburn Estate, é de 1938 e mostra a atriz ainda menina, aos nove anos de idade, e o mais recente, faz parte de sua última grande sessão de fotos, fotografada por Steven Meisel, em 1991.
Trinta e cinco fotografias importantes de Audrey Hepburn da coleção pessoal de seus filhos, Sean Hepburn Ferrer e Luca Dotti. Dentre elas estão algumas nunca antes vistas pela mídia, como um retrato de Hepburn em um recital de dança em 1942, com treze anos de idade, e um clique raro dela tirado na África durante as filmagens do filme The Nun’s Story, de Leo Fuchs, em 1958. Também fará parte da exposição uma fotografia de Hepburn vestindo um traje desenhado por Edith Head, capturada no backstage das cenas do filme Sabrina (lançado em 1954).
- Fotografia by Richard Avedon, Nova Iorque, 18 Dezembro 1953.
- Sapatilhas, doadas por um colecionador particular, que Hepburn usava no palco do West End no final dos anos 40.
- Retratos de Bonequinha de Luxo, em papel de Holly Golightly, fotografado por Howell Conant em seu estúdio em Nova York, 1960.
- Fotografada com seu filhote, Ip, em supermercado de Gelson em LA na época das filmagens de Green Mansions, fotografado por Bob Willoughby em 1958.
- Fotografado usando chapéu feito pelo Mr. Fred, projetado e fotografado por Erwin Blumenfeld em 1952.
- Fotografada por Vincent Rossell, vestindo roupa de esqui Givenchy para Charade
- Fotografada por Robert Wolders durante uma missão da Unicef no Sudão, em 1989.
- Fotografada por Irving Penn em Paris para Vogue americana, para a edição de novembro de 1951.
- Fotografada por Cecil Beaton, vestindo um conjunto de sua criação, e que filmou My Fair Lady, em 1963.
- Fotografada por Cecil Beaton no set de My Fair Lady com seu cão, Assam.
- Audrey Hepburn sendo dirigida no set de Roman Holiday juntamente com a co-estrela de Gregory Peck, em 1952.
- Uma coleção de capas de revistas de 1948.
- Hepburn em 1938 (em cima) e 1946 (em baixo).
Publicação especial
Um catálogo belamente ilustrado será lançado para acompanhar a exposição, incluindo um ensaio de Helen Trompeteler e uma cronologia por Terence Pepper, juntamente com mais de 145 retratos e imagens de apoio. O catálogo estará disponível para compra na National Portrait Gallery e Lojas on-line em versões capa dura e paperback.
Serviço:
O que?
Audrey Hepburn: Portraits of an Icon (Audrey Hepburn: Retratos de um ícone em Londres)
Quando?
2 julho a 18 outubro de 2015
Onde?
National Portrait Gallery, Londres
Mais informações: npg.org.uk/hepburn
Fotos: Reprodução Vogue UK e National Portrait Gallery