Moda

Francal 2015 apresenta calçados e acessórios para a temporada quente 2015/16

6 de julho de 2015

Entre hoje, 06 (segunda-feira), até dia 9 (quinta-feira), ocorre a 47ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal 2015 no complexo de exposições do Anhembi, em São Paulo/RS. No evento, mais de 800 fabricantes nacionais de calçados femininos, masculinos e infantis, bem como, de artigos esportivos, bolsas, mochilas, cintos, carteiras e malas, bijuterias e outros acessórios de moda lançarão suas grandes novidades para o próximo verão.

francal_2015

Abdala Jamil Abdala, diretor da Francal Feiras, dando as boas-vindas aos convidados, ao Governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin, a vice-prefeita da cidade de São Paulo Nádia Campeão, representante do Prefeito Fernando Hadad, e autoridades presentes, durante a cerimônia de abertura oficial da 47ª Francal, que ocorreu hoje (06), pela manhã. Foto: Reprodução Facebook/Feira Francal

Mas, o que será moda na próxima temporada quente?

“Tudo se ilumina com a chegada do verão: as cores, as texturas e o sorriso das pessoas”. Assim resume Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, a moda da próxima temporada quente em calçados e acessórios.

Entre os pontos fortes do Verão 2015/2016, ele destaca as cores vibrantes, em especial os azuis e verdes bem iluminados, as estampas florais e as aquareladas com flores. Os desenhos geométricos aparecem tanto nos calçados mais sofisticados quanto nos esportivos e casuais.

As listras e os poás surgem sozinhos, misturados entre si ou com estampas bem coloridas ou florais. Branco, nude e beges naturais são destaque no couro e laminados, mas nem por isso o preto fica de fora. Ele marca território na estação em várias texturas e acabamentos: brilhante, opaco, em 3D ou em misturas de materiais com vários tons de preto.

Enfeites, correntes, ilhoses e metal, muito metal dourado, misturam-se a materiais que remetem ao rústico – caso das cordas e amarrações. Entre os modelos, prevalece a democracia típica do verão: solados tratorados vão dividir as vitrines com as gladiadoras, plataformas, meias-patas e rasteiras com muito brilho e cores vivas. A palavra de ordem é: conforto!

As cores e estampas se impõem também na moda masculina, e os esportivos vêm marcados pela tecnologia e pela diversão.

Todos estes conceitos estarão materializados na Mostra Francal Verão 2016, uma das principais atrações da Francal. “O novo espaço conduzirá os lojistas diretamente para as Inspirações do Verão 2016 com intuito de inspirá-los a descobrir os produtos inovadores, os que serão uma aposta e os consolidados da estação”. A mostra foi construída a partir da metodologia da pirâmide de produtos e dos conceitos do Fórum de Inspirações.

walter rodrigues

Walter Rodrigues assina a Mostra Francal Verão 2016 como Diretor Criativo

 

Veja, à seguir, alguns lançamentos que alguns expositores, e que estarão em destaque na feira.

Confira mais atrações que compõem a programação do evento:

Design na pele, por Ronaldo Fraga e Heloísa Crocco

Lançada com enorme sucesso na Itália, a mostra Design na Pele “Escritas” desembarca pela primeira vez em solo brasileiro durante a Francal 2015. Guiado pelo estilista Ronaldo Fraga e pela designer Heloisa Crocco, o projeto tem na temática da “escrita” o desafio de mostrar a capacidade criativa dos doze curtumes que compartilham a mesma abordagem para desenvolver couros diferenciados, que imprimam um pouco da personalidade de cada um. A mostra será antecedida por uma apresentação de Ronaldo Fraga e Heloísa Crocco durante o evento (dia 8 de junho, às 11h), na palestra “Design na Pele Escritas – a apropriação cultural brasileira no couro: um diálogo entre a excelência técnica e a diversidade criativa”.

design na pele

Istituto Europeo di Design

O conteúdo de moda da Francal 2015 recebe a colaboração do Istituto Europeo di Design em dois momentos. No dia 6, às 18h, a apresentação da consultora Katherine Sresnewsky, “Shoes & Fashion Marketing” trata dos aspectos de marketing aplicado ao mercado de calçados, um breve panorama sobre o setor e as mais recentes estratégias de marketing das grandes, médias e pequenas empresas. No dia 8, às 17h, a mesa “The Shoe InnovAction Lab” debate pontos essenciais do mercado: inovação + novos anseios do consumidor + novos caminhos para o calçado + nova experiência de compra = pensar o futuro. Participação de Cristian Resende (Cartel 011), Christian Ullmann e Meline Moumdjian (CRIED Brasil).

Fórum de Moda & Marketing Francal

O tradicional ciclo de palestras voltadas ao varejo, neste ano, terá as apresentações distribuídas ao longo da feira. Confira a programação.

Dia 6, segunda-feira

9h às 10h: Varejo + / Inspirações primavera-verão 2015/2016, com Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal
16h às 17h: Workshop Bijuteria: Prepare seu ponto de venda para o verão 2016, por Patrícia Souza, editora de Moda e diretora de Pesquisa do Grupo Usefashion
17h às 18h: Painel Trends LAB: Varejo, consumo e sociedade – Pontos de vista de quem fabrica e vende calçados e acessórios no Brasil, com Christian Thomas, diretor do Studio 10, e Nelson Batista Zimmer, pesquisador de tendências do Portal Trends LAB (participação das empresas Grendene, Havaianas e Lojas Paquetá)

Dia 7, terça-feira

9h às 10h: Os desafios do Varejo Nacional: Como se adaptar ao atual cenário macroeconômico, com Luiza Trajano, presidente da rede Magazine Luiza
10h às 11h: Painel de Consumo de Calçados, por Imad Esper, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC) e Rita Navarro, gerente de Novos Negócios da Kantar Worldpanel

Dia 8, quarta-feira

9h às 9h45: A reinvenção do ponto de venda: Como repensar a loja como ponto de contato, relacionamento, experiência e construção de marca na era digital em que nos encontramos, com Rubens Sant’Anna, diretor do Grupo SI, consultor de Trade Marketing e professor da ESPM
9h50 às 10h30: Comportamento de Consumo & Inovações no Varejo – Desafios & Oportunidades, com Patrícia Souza, editora de Moda e diretora de Pesquisa do Grupo Usefashion

Serviço:

O quê?
47ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal 2015

Quando?
De 6 a 9 de julho
Das 10h às 20h (dia 9, das 10h às 17h)

Onde?
Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo/SP

A entrada é gratuita e restrita aos profissionais do setor. É proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo acompanhados.

Mais informações: www.feirafrancal.com.br / Twitter: @feirafrancal / Facebook: feirafrancal / Google+: Feira Francal

Fotos: Divulgação e Reprodução

Você pode gostar também