Moda

Inspiramais apresenta o Inverno 2016 para profissionais da moda brasileira

8 de julho de 2015

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelo Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais – Inverno 2016, tem início hoje, dia 08, e segue até amanhã, 09 de julho, das 09 às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca – 5º andar (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo).

Em sua 12ª edição, o evento apresenta as principais inspirações para a próxima temporada para a cadeia produtiva da moda brasileira. Nele, a indústria entra em contato com os conceitos e os materiais desenvolvidos para a estação, entre eles estão novidades em tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos e outros itens que estarão em alta nas coleções do próximo invarno.

Quinze projetos integram a programação do Salão, entre eles o Inovamais, que aposta em mais interação com o público com o conceito com a Arena da Inovação, espaço aberto e participativo para a realização de seminários com o tema “Calçados Esportivos”, bem como demonstrações das soluções inovadoras das empresas de insumos. Outro destaque é o Preview do Couro, que antecipa as novidades em couro para o Verão 2017.

Os visitantes poderão também conhecer o resultado final do trabalho de pesquisa e desenvolvimento do Fórum de Inspirações Inverno 2016, orientado para a produção de uma moda com design e identidade brasileiros. A pesquisa, que foi elaborada ao longo de seis meses, foi disseminada por todas as regiões do Brasil por meio dos fóruns, passando por 28 polos produtivos de calçados e confecções e por um polo varejista.

O CONCEITO – Inverno 2016
Por Walter Rodrigues

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“A importância das imagens em nossos dias é tão significativa que uma boa câmera pode ser item decisivo na hora da compra de um celular, e já existem até cursos e aplicativos (apps) que ensinam a fazer o melhor selfie (autorretrato), não importando se ele será compartilhado com cinco seguidores de um núcleo familiar ou com milhões de fãs pelo mundo.

Essa plateia mundial, hipnotizada por participantes de reality shows, artistas pop e celebridades de 15 minutos, sempre está em busca de entretenimento, o que revela um comportamento contemporâneo em que o instantâneo e o imediato têm o poder de se tornar virais e ser o assunto número 1 no mundo, até ser suplantados por outro acontecimento fugaz.

Desde os anos 90, quando as modelos foram preteridas das capas das principais revistas de moda em favor das celebridades, mais marcas de luxo estão usando atores e atrizes em sua publicidade. Para mim, a moda sempre foi algo inspiracional, instigando o desejo de “se parecer com”. Acredito que todo consumidor se inspira em alguém, e a pose do selfie imitando a capa da revista nada mais é que a força da imagem impulsionando o consumo. Assim, de simples coadjuvante, o consumidor passou a ser propagandista, cocriador, fiscal e até inspirador para as marcas.

O mais interessante é que a mensagem enviada por essa profusão volátil de rostos e nomes estrelados nas redes sociais e na mídia estimula o consumo de luxo, geralmente inacessível para a maioria de seus seguidores. Cria-se, assim, o desejo de consumo de itens mais acessíveis, que geram lucros milionários, desde que os logos estejam bem visíveis para satisfazer o voyeurismo contemporâneo.

O consumidor atual estabelece com as marcas de luxo uma relação de protagonista independentemente de usar o produto original ou o “genérico”. O que importa é que, no filme de sua vida, na timeline de suas redes sociais, todos o reconheçam como um exemplo a invejar.

Ostentar, hoje, deixou de ser pecado e foi resignificado como uma atitude normal – afinal, a exibição proporciona mais likes e, em consequência, mais status.

O mais fascinante disso tudo é que, cada vez mais, se expor, se comunicar utilizando a própria imagem está contribuindo para uma nova maneira de apresentar produtos.

Empresas atentas a essas manifestações têm proporcionado a seus clientes inúmeros canais para eles divulgarem sua satisfação com os produtos e atitudes das marcas. Afinal, nada melhor do que a propaganda boca a boca, ou, melhor, cara a cara.

Nesta estação, a palavra ostentação também se refere a pertencimento, à apropriação de tradições, da exclusividade e da essência dos produtos artesanais, aqueles que contêm alma, pois… tudo que reflete é conteúdo.”

Saiba mais em www.inspiramais.com.br/forum/inspiracoes/19#

Programação oficial do evento

08 de Julho – quarta-feira
09h Abertura do Credenciamento
09h30 Abertura Oficial Inovamais
09h40 Seminário: A Inovação através da construção da identidade de uma Marca – Jefferson de Assis
10h30 Seminário: CO-DESIGN no mercado Esportivo – Giancarlo Medeiros
11h15 Seminário: Velocidade de prototipagem via soluções digitais – João Pereira Júnior
12h Seminário: Tendências em calçados esportivos e seu desdobramento no mercado brasileiro – Victor Barbieratto
12h45 às 13h30 Seminário: Inovação com foco no cliente – o futuro do e-commerce – O Case Netshoes – Renato Mendes
15h Palestra Diamond – Reflective Crystal Trends 2016/17 – Marnei Carminatti em colaboração com a Diamond Acessórios
19h Término das Atividades nos estandes
19h às 20h30 Palestra Fórum de Inspirações Inverno 2016 com Walter Rodrigues

09 de Julho – quinta-feira
09h Abertura do Credenciamento
10h30 Palestra técnica empresa ISA Tecnologia – Criação e desenvolvimento de modelos adaptados ao método string
11h Palestra técnica empresa Intexco – Saúde e Conforto aos Pés
11h30 Palestra Case Financiamento FINEP – Projeto Dublauto
12h às 12h30 Palestra técnica empresa 3D Puff – 3D Puff Print para Cabedais
14h às 16h Oficina de Criação com Marnei Carminatti
17h Palestra Preview do Couro Verão 2017 com Marnei Carminatti, Ramon Soares e Walter Rodrigues
19h Encerramento

Serviço

O quê?
Salão de Design e Inovação de Materiais – Inspiramais Inverno 2016

Quando?
08 e 09 de julho de 2015 das 9h às 19h

Onde?
Centro de Convenções Shopping Frei Canecam
Rua Frei Caneca, 569, 5º andar
São Paulo/SP

Mais informações: www.inspiramais.com.br

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