Saúde & Bem-estar

Bon appétit |Receitas rápidas e fáceis de sopas ricas em fibras para aquecer o paladar e a saúde

5 de agosto de 2015

Mesmo com o frio mais ameno, é comum o aumento da ingestão de alimentos ricos em carboidratos – como massas, pães e bolos – e a diminuição do consumo dos pratos que contêm mais fibras – como saladas, frutas e legumes. Com isso, o corpo começa a sofrer com a alimentação desequilibrada, e um sinal disso é a constipação e sensação de inchaço.

“É importante que a ingestão de fibras em quantidade adequada seja mantida o ano todo, inclusive no inverno, estação em que a maioria das pessoas tem a tendência a deixá-las um pouco de lado, por ter menos vontade de ingerir frutas e verduras”, explica Melina Aniquini, nutricionista consultora da Livina Fibras, da MIP Brasil Farma.

Para manter o organismo funcionando direitinho no inverno, vale investir nas sopas quentinhas. Apostar nas opções ricas em fibras é uma maneira prática e saborosa de manter as fibras em dia no corpo nos dias mais frios.

Confira duas receitas criadas pela nutricionista e bom apetite!

Creme de Tomate

frische tomatensuppe

Ingredientes:

6 tomates médios, sem casca picados

1 colher (sopa) de margarina light

1 dente de alho, socado

1 cebola média, picada

1 copo de água

¼ litro de leite desnatado

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de salsinha fresca, picadinha

Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Refogue a cebola e o alho na margarina até ficarem macios e levemente dourados. Adicione os tomates e a água quente. Cozinhe por 10 minutos. Apague o fogo, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. Acrescente o leite frio, a farinha e os temperos (menos a salsinha). Leve ao fogo novamente e cozinhe lentamente, mexendo sempre até engrossar. Enfeite com a salsinha e sirva.

Sopa Vegetariana

sopa vegetariana

Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 cebola média picada

3 talos de aipo, cortados em tiras compridas

1 pimentão picado

1 litro de água

2 tomates, sem casca, picados

3 batatas médias, cortadas em pedaços grandes

Temperos a gosto: sal, pimenta, manjericão, louro, etc.

Preparo:

Refogue a cebola, o aipo e os pimentões no azeite ou óleo. Acrescente a água, os ingredientes restantes e os temperos de sua preferência. Cozinhe até ficarem bem macios.

 

Você pode gostar também