Eventos, Moda

Alexandre Herchcovitch: os avanços e desafios da Moda em aula magna no SENAC NH

28 de agosto de 2015

A noite de ontem, dia 27, foi especial para os alunos dos cursos Técnicos de Moda do SENAC Novo Hamburgo e Canoas. A unidade hamburguense, através da diretora Viviane Bertholdi, das coordenadoras de curso Maggda Mombach e Iara Oliveira, e demais docentes da área da moda, foi a anfitriã do renomado estilista Alexandre Herchcovitch, que ministrou uma aula exclusiva.

 

Os alunos, em oportunidade única, puderam trocar ideias com o maior estilista brasileiro da atualidade. Diversos assuntos vieram à tona, como o fast fashion, o processo criativo, a formação em moda, entre outros.

Alexandre-21

 

Herchcovitch falou sobre os desafios da moda “fast” para os pequenos empreendedores. Para ele, são exatamente as empresas menores que podem apostar ainda mais em uma moda “slow” e mais autoral. “Não adianta começar seguindo as tendências e depois quando for maior querer fazer um produto autoral, pois você já terá fidelizado uma clientela justamente por fazer tendência”, explicou.

 

Alexandre Herchcovitch

 

Segundo o estilista, uma coleção autoral pode funcionar muito bem. “Funciona porque tem cliente, tem todo o tipo de cliente no Brasil. Acho que a palavra autoral não é a antítese de comercial, um trabalho autoral é um trabalho que tem a personalidade de quem está fazendo, independente se é mais ou menos comercial. Quanto mais autoral forem os produtos hoje em dia, mais diferenciação tem e menos concorrência”, frisou. E é exatamente isto que chama a atenção de Herchcovitch em um novo estilista. “O que mais me chama a atenção é o quanto da personalidade dele tem na coleção. Como ele é novo, eu espero que haja um ineditismo na sua coleção e que não seja algo que já existe no mercado”.

 

Formação

A formação acadêmica é muito importante para Herchcovitch, pois ele estava em uma das primeiras turmas de estilistas brasileiros que saíram de uma faculdade. “Quando eu me formei, os meus professores nem eram da área de moda, porque ainda não tinha formação, e hoje não, duas décadas se passaram e os professores que ensinam moda são formados em moda. Então, a formação está muito mais especializada, os alunos recebem informação de pessoas especializadas, isto está muito mais avançado, mais profissional”, comemora.

Durante a noite, os alunos criaram coleções, baseados em inspirações repassadas por Alexandre Herchcovitch. O estilista orientou os trabalhos e tirou dúvidas dos discentes.

 

Alexandre Herchcovitch no Senac

 

A trajetória de Alexandre Herchcovitch tem sido construída em mais de duas décadas, obtendo uma grande repercussão e exímia reputação no mundo da moda brasileira e internacional. Além de desenhar diversas coleções durante o ano, cria mais de mil produtos licenciados entre cama, mesa e banho, óculos e relógios, móveis, tapetes, tecidos entre outros. Herchcovitch também trabalhou como diretor de criação na Zoomp, Cori e Rosa Chá. Desfila suas coleções na Semana de Moda de Nova Iorque e na SPFW.

 

Fotos: Danielle Bayer, Fran Pujol e Senac

Você pode gostar também