Estilo de Vida

Brigitte Bardot inspira exposição e decoração de quarto do Sheraton São Paulo WTC Hotel

2 de setembro de 2015

No dia 27 de agosto passado, o D&D Shopping inaugurou exposição de um mês que homenageia a vida da atriz e artista francesa Brigitte Bardot. A mostra apresentará diversas fotos da estrela sendo fotografada em seu cotidiano por renomados fotógrafos. Em parceria com o shopping, o Sheraton São Paulo WTC Hotel, que também faz parte do complexo, segue esse tributo com a decoração temática sobre a vida da atriz em uma de suas suítes.

Tradicional por ter suítes temáticas – são 67 quartos fixos assinados por arquitetos renomados -, o hotel também realiza ações pontuais, como foi o caso das suítes inspiradas nos filmes StarTrek e O Exterminador do Futuro, ambas sob a supervisão do arquiteto sul mato-grossense Luis Pedro Scalise, que também é o responsável pela decoração do quarto Brigitte Bardot nas Asas da Borboleta.

A inspiração tem como tema a paixão da atriz por animais e natureza, além de dois filmes clássicos da atriz: “Et Dieu Cré ala Femme” (E Deus Criou a Mulher, de 1956) e “Les novices” (As Noviças, de 1970).

A suíte de 45 m2 é baseada na “cena de cinema da vida pessoal dela”, confessa Scalise. Metade do quarto foi decorado como se fosse um backstage de filmagem. Todo preto, com câmera de cinema, cadeira de diretor, cordas de cenário, refletores, maleiros, luzes e fotos da musa. Já a outra metade, será a cena do quarto pessoal da atriz. Como se um diretor de cinema estivesse filmando a vida real da Brigitte e sua intimidade. “Após uma série de pesquisas na filmografia e vida da atriz, percebi que muitas cenas se ambientavam em sua cama, o que fez com que me inspirasse para ter um projeto final”, explica o arquiteto.

A decoração da suíte foi toda coberta com papel de parede cor de rosa, da Bucalo Papéis de Parede, com estampa de borboletas e flores. A cabeceira da cama e toda a parede dessa parte da suíte, conta com uma pintura do rosto da atriz feita pelo próprio arquiteto, em tons de rosa. E os cabelos da pintura irão se estender por toda a cabeceira da cama, enchendo-os de borboletas. Além de arquiteto, Scalise também é pintor e pintou as porcelanas do quarto com o mesmo desenho do papel de parede.

hotel_sheraton_Brigitte_bardot (11)

Detalhes não passam despercebidos, como edredom e lençóis, que têm estampas de rosas e flores, pintados pelo artista. “Procurarmos aproveitar todos os espaços e objetos da suíte, não deixando de lado nem o teto – que terá fitas – e as porcelanas”, completa. “É uma honra homenagear uma atriz viva de tanta importância para história do cinema mundial. Ela foi um ícone do cinema na geração de meu pai, mas, mesmo assim, é muito bom retratar a importância que ela teve para o cenário internacional e suas atitudes liberais”, conclui.

Vale ressaltar que, também na suíte, está uma carta da própria atriz francesa Brigitte Bardot autorizando a exposição e o quarto temático.

O arquiteto contou com empresas parceiras para enriquecer o quarto, como a Ma Cherie (móveis provençais franceses), Maria Pia (vasos, abajures, espelhos, estatuas, etc.) e Martha Medeiros, com objetos de prata. Haverá também uma joia de borboleta exposta no quarto, na penteadeira da atriz, como se pertencesse a ela e foi cedida pela Kawthar, com design da artista Helena Alam. Também na penteadeira, lixas de unha de cristal da J. Blazek Brasil, dão um tom da intimidade da personagem. Fragrância da Divino Ar Divino Banho, inspirada nos campos franceses, aromatiza o quarto.

O público que for conferir a exposição do D&D Shopping também poderá visitar o quarto do hotel decorado em homenagem ao mundo da atriz Brigitte Bardot, tendo acesso a ele também. O quarto ficará aberto ao público quase o mesmo tempo que da exposição do D&D, dos dias 27 de agosto a 25 de setembro.

A Exposição D&D Shopping – Brigitte Bardot (dans l´intimité)

Desde o dia 27 de agosto, até o próximo 28 de setembro, o D&D Shopping apresenta a inédita exposição “Brigitte Bardot (dans l´intimité)”, na tradução literal “Brigitte Bardot (na intimidade)”. A mostra reúne pela primeira vez, as obras de cinco importantes fotógrafos franceses que apresenta, ao todo, 40 imagens que retratam a musa em seus momentos mais íntimos.

Brigitte Bardot, sempre prezou seus momentos de intimidade, mesmo durante a agenda tumultuada de diversos compromissos sociais e profissionais. Com o passar dos anos, a atriz se tornou uma das mulheres mais belas do mundo, roubando cenas de cinema, TV e sendo referência por atitudes ousadas e senso de liberdade.

Os cliques mostram cenas feitas em casa, intervalos de filmagens, revelando a vida e intimidade da estrela de maneira natural e inusitada. A curadoria da mostra foi feita pelo brasileiro radicado em Paris, expert em arte contemporânea, Ricardo Chaves Fernandes, com a ajuda da especialista em fotografia contemporânea francesa, Valérie-Anne Giscard d´Estaing na escolha das imagens. A seleção privilegia os fotógrafos: Christian Brincourt, Jean Claude Sauer, Léonard de Raemy, Luc Fournol e Jean-Marie Périer, com fotos exclusivas, clicadas por esses artistas da história da fotografia francesa do século XX, em relação com a grande musa, durante anos 50, 60 e 70.

Junta à exposição, será exibida, pela primeira vez, uma rica coleção composta por 15 vestidos de alta costura criada pelo jovem designer finlandês Sami Korhonen, inspirada na atriz Brigitte Bardot. Uma releitura sutil e atual da moda contemporânea.

Você pode gostar também