Saúde & Bem-estar

Dica de Chef | Dia 29 é dia Noque da sorte… e saudável by Izabela Braga

28 de setembro de 2015

Crendices à parte, a verdade é que Nhoque é uma delícia, não é mesmo? E, já que dizem que comer este tipo de alimento no dia 29 de cada mês traz sorte e prosperidade… por que não unir o útil ao agradável e saboroso?

Porém, por se tratar de um alimento mais pesado e calórico, não dá para ficar exagerando. Pensando em quem não quer fugir da dieta e/ou quer ganhar pontos co com a sorte, mas não a mais na balança, apresentamos a receita de Nhoque de Batata Doce Roxa da Chef Izabela Braga, rica em nutrientes e fibras, ela é inspirada naqueles que adoram comer batata doce, mas não sabem mais como prepará-la!

chef izabela braga

Chef Izabela Braga

 

 

Ingredientes

750g de batata doce roxa ou 3 unidades médias
1/2 xícara de farinha de aveia
1/4 xícara de farinha de linhaça
1 xícara de farinha de arroz + 1/3 xícara para polvilhar a bancada (quem quiser pode usar farinha de trigo branca)
sal marinho a gosto
noz moscada ralada a gosto

nhoque batata doce

Modo de Preparo:

1) Descasque a batata doce roxa, corte em pedaços médios e leve ao fogo para cozinhar à partir da água em temperatura ambiente.

obs: Todos os tubérculos com amido como batata, batata doce, mandioquinha, mandioca e inhame devem ser cozidos à partir da água em temperatura ambiente, e não à partir da água fervendo.

2) Cozinhar até que a batata esteja bem mole, escorrer, e ainda quente espremer com amassador de batata.

 

3) Quando a batata já estiver fria, temperar com sal marinho, noz moscada ralada e adicionar as farinhas de aveia e linhaça. Incorporá-las à massa e adicionar então a farinha de arroz aos poucos (exceto a farinha de arroz para polvilhar a bancada). Trabalhar levemente a massa até que todas as farinhas estejam incorporadas. Nesse ponto é importante informar que a quantidade de farinha de arroz varia muito, tudo depende do quanto de umidade que a batata doce absorveu. Pode ser que você utilize menos farinha do que está na receita, ou pode ser que utilize mais, por isso é importante colocar a farinha de arroz no final e aos poucos, até chegar na textura ideal: uma massa que não gruda nas mãos, mas que também não está seca demais.

nhoque batata doce

4) Uma vez pronta a massa, dividi-la em 4 partes e trabalhar cada parte separadamente, para ficar mais fácil o manuseio do nhoque.

5) Polvilhar a bancada e a massa com farinha de arroz, e com as mãos começar a fazer um rolinho fino (o movimento deve ser do meio do rolinho para as extremidades). Cortar em pedaços de mais ou menos 2 cm e polvilhar novamente com farinha de arroz para que um pedaço não grude no outro.

nhoque batata doce

6) Cozinhar o nhoque em água fervente e salgada. Esse cozimento é muito rápido, basta ver quando os pedaços de nhoque sobem até a superfície da panela. Uma vez que os pedaços subiram o nhoque já está pronto.

nhoque batata doce

Você pode servir esse nhoque com diversos tipos de molho: molho de tomate, molho bolonhesa, molho branco… Mas a Chef gosta mesmo é de servi-lo refogado na manteiga clarificada com sálvia. Para isso, aqui vai a dica: basta aquecer 1 colher de chá de manteiga clarificada (por porção de nhoque), acrescentar algumas folhinhas de sálvia, e saltear o nhoque por 2 minutos. E, voilá!

nhoque batata doce

Você pode gostar também