Moda

Fashion Trip traz editores internacionais para conhecer a moda do Brasil

30 de outubro de 2015

Durante a última semana, o Brazilian Footwear, Programa de Promoção às Exportações desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoveu a primeira edição do projeto Fashion Trip. A ação, que tem o objetivo de apresentar formadores de opinião internacionais à dinâmica conceitual e comercial da moda brasileira, além de promover a indústria calçadista nacional, teve como convidados os editores Jennifer Barthole, da revista Cosmo for Latinas (EUA), e István Szücs, da Cosmopolitan China.

Fashion Trip Abicalçados
A programação da dupla iniciou-se em São Paulo, onde visitaram lojas conceito de marcas de calçados brasileiros, conversaram com os designers criadores da marca Okoko&Abel, vencedores da Maratona MUDE 2014, e tiveram a oportunidade de assistir a diversos desfiles do maior evento de moda do País, o São Paulo Fashion Week. Entre os desfiles acompanhados pelos editores estiveram os de nomes como Raquel Davidowicz, Ronaldo Fraga, Lilly Sarti, João Pimenta e Patricia Bonaldi.

Fashion Trip Abicalçados

Já no Rio Grande do Sul, segundo destino da viagem, Jennifer e István visitaram as empresas Paquetá, Arezzo&Co e Grendene, oportunidade em que puderam conhecer o processo de fabricação do calçado e conversar com designers das marcas sobre o seu processo criativo. A semana foi encerrada com um passeio pela região dos vinhedos, na cidade de Bento Gonçalves, onde foram recepcionados na vinícola Casa Valduga por representantes do projeto Wines of Brazil. Também em parceria com a Apex-Brasil, o projeto promove a qualidade dos vinhos brasileiros no mercado internacional.

Ambos jornalistas deixaram o Brasil com uma ótima impressão do calçado brasileiro e do País. Jennifer Barthole se disse muito impressionada com todas as marcas com que teve contato. “Todas estavam muito alinhadas internamente em termos de estratégia de mercado e impressionaram também pela qualidade”, afirmou a editora. “Acredito que todas sejam muito aderentes ao gosto do consumidor norte-americano, que aprecia marcas que tenham uma história por trás de seus produtos”, disse Jennifer. Já István Szücs enxerga potencial para as marcas brasileiras no mercado chinês. “A qualidade e foco nos detalhes por parte das marcas com que tive contato são acima do padrão. Além disso, vejo algumas semelhanças entre os mercados da China e do Brasil, já que ambos são muito grandes e têm um consumidor com preferências parecidas de certa maneira, como em relação ao colorido dos calçados”, disse Szücs. “Fico muito feliz em poder ter participado desse projeto”, concluiu.

Fashion Trip Abicalçados

Você pode gostar também