Cultura

NA AGENDA – 10ª Bienal do Mercosul

6 de novembro de 2015

Com sete exposições e cerca de 650 obras, a 10ª Bienal do Mercosul inaugurou no dia 23 de outubro e permanece aberta até 6 de dezembro. Os espaços expositivos tiveram concluídos sua fase de adequação museográfica e o primeiro grupo de obras de arte nacionais e estrangeiras que irão integrar as exposições chega à Porto Alegre nesta semana. As sete mostras estarão localizadas nos seguintes espaços: Antropofagia Neobarroca, no Santander Cultural; Biografia da Vida Urbana, no Memorial do Rio Grande do Sul; Modernismo em Paralaxe, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS; A Poeira e o Mundo dos Objetos, Olfatória: o Cheiro na Arte, Aparatos do Corpo e Marginália da Forma, na Usina do Gasômetro, cada uma delas em galerias individuais. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo será a sede do Programa Educativo e também irá abrigar a obra A Logo for América, de Alfredo Jaar, que será exibida na vitrine do prédio de frente para a Praça da Alfândega. O Instituto Ling abrigará a mostra Síntese, com um grupo de obras conceitualmente ligadas às sete exposições da 10ª Bienal, um recorte significativo de trabalhos que permitem uma visão geral da proposta curatorial da edição.

12808-img-1445790820

12780-img-1445786301

12766-img-1445611994

12763-img-1445011588

Esta edição da exposição busca promover a visibilidade, a legibilidade e a recepção da produção artística destes países através de uma exposição de grande envergadura que se constrói em torno da produção mais relevante desta região. A exposição pretende dar conta de um considerável número de “pontos cegos” deixados pela crítica e pela historiografia, trazendo à superfície obras cuja contribuição artística ainda não recebeu a merecida consideração crítica.

Quatro grandes campos conceituais compõem a 10ª Bienal do Mercosul: A Jornada da Adversidade, A Insurgência dos Sentidos, O Desapagamento dos Trópicos e A Jornada Continua. Além de sete exposições, esta edição promove atividades voltadas para a formação profissional no campo curatorial por meio da Escola Experimental de Curadoria e o desenvolvimento de um Programa Educativo.

12762-img-1445011040

 

Locais de visitação:

Memorial do Rio Grande do Sul

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli – MARGS

Santander Cultural

Usina do Gasômetro

Instituto Ling

 

Você pode gostar também