Cultura

Rio de Janeiro recebe exposição inédita no Brasil que retrata a evolução do design gráfico nos últimos 70 anos

8 de novembro de 2015

No Brasil pela primeira vez e com início no dia 05 de novembro, a exposição gratuita Underground Images ficará em cartaz por um mês no Instituto Tom Jobim (RJ). A proposta é trazer um resgate histórico das artes visuais a partir de cartazes expostos nas estações de metrô de Nova York nas últimas sete décadas. As 56 obras fazem parte de uma coleção da School of Visual Arts (SVA), uma das mais influentes comunidades artísticas do mundo e conhecida por ter formado alunos de grande renome internacional, como o cineasta brasileiro Carlos Saldanha.

Com curadoria de Anthony P. Rhodes e organização de Mirko Ilic e Francis Di Tommaso, a exibição conta com pôsteres assinados pelos designers gráficos Milton Glaser, autor da marca “I Love NY”; George Tscherny, criador do primeiro cartaz artístico da escola em meados da década de 1950; Viktor Koen, premiado artista e com trabalhos frequentemente publicados no The New York Times, Wall Street Journal e Nature Magazine, entre outros ícones do meio artístico e cultural.

Exposição

A coordenadora geral e diretora de criação da Underground Images no Brasil, Ana Fortes, sócia da Memoo Produções e Design, apresenta na exposição um pouco do  universo SVA e traz a imagem das estações de metrô de NY. Serão projetadas sequências de vídeos dos metrôs e dos interiores das estações, recriando ludicamente o ambiente onde os cartazes originalmente foram expostos. “Mostramos o projeto para a Fotosfera-Rio, que adorou e virou nossa parceira e patrocinadora. Os pôsteres foram organizados em ordem cronológica para mostrarem o percurso do design, com seus principais movimentos, maneiras de passar uma mensagem, utilizar a tipografia e a imagem e, finalmente, a chegada da computação gráfica”, explica.

Entre as referências de estilos, estão ainda implicitos os impactos na forma de pensar a arte diante dos principais acontecimentos das últimas seis décadas. “A exposição promove uma verdadeira viagem no tempo e mostra como diferentes marcos históricos, como o pós-Segunda Guerra Mundial e o avanço da industrialização (1950), os movimentos Black Power (1960), Hippie (1970), Punk (1980) e Grunge (1990), o 11 de Setembro (2000) e a Era Mobile (2010) influenciaram as formas de pensar e fazer arte”, destaca Daniela Novaes, Head da SVA para a América Latina.

Exposição

Workshops e palestras internacionais

Em paralelo à exposição no Instituto Tom Jobim, nos dias 07 e 08 de novembro acontece um ciclo de workshops e palestras com os designers internacionais Sem Devillart e Viktor Koen. O preço para participar dos dois workshops é de R$ 150. Especialmente no dia 8 de novembro, a palestra terá participação de especialistas da agência de criação paulista TriArts e da Head Daniela Novaes da SVA. As palestras contam com uma promoção especial: levando 1 kg de alimento não perecível, os interessados pagam meia entrada. Os três eventos fazem parte da Semana de Design Rio, promovido pelo Jornal O Globo.

Serviço:

Exposição Underground Images

Data: Abertura no dia 05/11, às 19h

Período: 06/11 a 6/12

Horário: Segunda, das 12h às 18h/terça a domingo, das 13h às 18h

Local: Instituto Antônio Carlos Jobim, no parque Jardim Botânico

Endereço: R. Jardim Botânico, n. 1008 – Jardim Botânico (RJ)

Entrada: gratuita

Workshop Underground Images – com Sem Devillart e Viktor Koen

Data: 07/11/2015
Horário: 10h às 18h
Local: Ann Arbor
Endereço: Rua Visconde de Carandai, 18 – Jardim Botânico (RJ)
Entrada: R$ 150,00

Palestra Underground Images – com Sem Devillart, Viktor Koen, Daniela Novaes e TriArts
Data: 08/11/2015
Horário: 11h as 15h30
Local: Teatro Espaço Tom Jobim

Endereço: R. Jardim Botânico, n. 1008 – Jardim Botânico (RJ)

Informações: A compra dos ingressos pode ser feita pelo siteingresso.com ou por meio da bilheteria do teatro a partir do dia 25 de outubro, de terça a sexta, entre 14h e 18h. Sábados e domingos das 9h às 18h.

Informações e inscrições para as palestras e workshops:memoo.producoes@gmail.com

Para a palestra: O estacionamento no Jockey Club possui 30% de desconto perante apresentação do ingresso.

Curadoria: Anthony P. Rhodes

Organização internacional: Mirko Ilic e Francis Di Tommaso

Exposição Brasil

Coordenação geral: Ana Fortes

Produção executiva: Ana Fortes, Beto Martins e Elisa Padilha

Direção criativa: Ana Fortes, Beto Martins e Susana Lacevitz

Texto: Juliana Stavale

Audio-visual: Marcos Kuzka

Realização: Memoo Design.

Patrocínio Fotosfera-Rio.

Apoio: 6D, Ann Arbor, Lorenzo Bistrô, TriArts, Miramar Hoteis

Exposição

Você pode gostar também