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MODA | Design que surpreende: 2º edição da Moda Co reverencia a onda da customização

16 de setembro de 2016

A 2ª edição da série de desafios lançados pela Moda Co já tem os seus vencedores. A plataforma de cocriação é desenvolvida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante quase dois meses, os mais de 1,7 mil designers inscritos enviaram seus trabalhos para a avaliação de um comitê formado por representantes das empresas inscritas, Abicalçados e pela própria comunidade de profissionais associados ao projeto.

Nessa edição, as participantes foram as marcas Grendene Kids, Zaxy, Werner, Usthemp, Perlatto e Plugt. Conforme explica o consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, o conceito de inovação foi o grande protagonista nos briefings lançados pelas marcas. “As empresas estão compreendendo a importância da criação colaborativa e mais aberta, que enriquece os produtos com diferentes ideias e pontos de vista, possibilitando o desenvolvimento de calçados realmente diferenciados nos aspectos de design e estilo”, resume Henke. A premiação dos primeiros colocados foi de R$ 1,8 mil para a categoria Empresa e de R$ 700 para a categoria Comunidade, na qual os próprios inscritos elegeram os melhores trabalhos.

Profissional da área de design industrial e de moda, Jorge Armendariz foi eleito pelas empresas como vencedor em três dos cinco desafios lançados. Natural da Argentina, Armendariz reside no Brasil e aclama a iniciativa. “A Moda Co é uma plataforma de articulação necessária e que poderia ser seguida pelas demais entidades do segmento da moda. Na Argentina, por exemplo, não temos isso”, conta. Ele salienta que o projeto vem ao encontro de um dos principais objetivos da comunidade criativa: fazer do design algo útil para as empresas e para o País. “O design é uma ferramenta que fortalece a produção nacional frente à concorrência estrangeira”, complementa.

 

Fashion e funcional

Hit entre fashionistas do mundo inteiro, o tênis deixou de ser um artigo apenas esportivo para acompanhar produções que vão das mais cotidianas às mais sofisticadas. A proposta desenvolvida por Armendariz para a Usthemp sintoniza funcionalidade e tendência. Com cabedal customizável, o modelo Switch possibilita que o usuário altere e estrutura superior do calçado, modificando a estampa de acordo com a situação. Conforme explica o designer, a valorização por uma estética clean e versátil acompanha uma tendência que não se relaciona apenas com a moda, mas também com o comportamento do consumidor. “A questão da customização não é apenas pelo estilo. É uma necessidade lógica que está sendo adotada no mundo inteiro, e vai se aprofundar cada vez mais”, pontua, acrescentando que oferecer produtos com a possibilidade de modificação já não é uma escolha para as empresas, e sim uma premissa.

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No case Zaxy Beach Glam, Armendariz optou por valorizar as características e propriedades que apenas o plástico pode oferecer, conferindo ao material um novo visual frente ao luxo. Para tanto, transparências e amarrações contracenam em um calçado com atmosfera praiana e ao mesmo tempo, sofisticada. “As linhas ultrafinas só poderiam ser feitas com plástico, com couro, por exemplo, não seria possível”, explica.

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Já no projeto desenvolvido para a Werner, a ankle boot Désirée impressiona pelo contraste acentuado entre o fundo preto e fosco e o adereço dourado com aplicações de cristais. O designer destaca que o grande objetivo do modelo é criar pontos de luz que atraem e se transformam em desejo aos olhos das consumidoras.

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Moda Co

Totalmente digital, a Moda Co funciona como uma comunidade de designers e indústrias de calçados, na qual são postados trabalhos em resposta aos briefings das empresas participantes.  Funcionando no endereço www.modaco.cc, de acesso gratuito para os profissionais inscritos, a iniciativa tem alcançado o objetivo de aproximar novos talentos das indústrias, com criações diferenciadas e que injetam “sangue novo” no setor calçadista nacional.

OS VENCEDORES

Desafio Usthemp

Prêmio Empresa

Usthemp Switch, de Jorge Armendariz – tênis com cabedal customizável;

 

Prêmio Comunidade

Usthemp Velcro , de Michel de Miranda – tênis customizáveis com diferentes criações através de velcro ;

 

Desafio Plugt

Prêmio Empresa

Energy Boo, de Yogi Shibuya  – uma galocha com estrutura de tênis;

 

Prêmio Comunidade

Hora de Brincar, de Michel Miranda – galochas customizáveis com mantas temáticas e lúdicas;

 

Desafio Zaxy

Prêmio Empresa

Zaxy BEACH GLAM, de Jorge Armendariz – sandálias de praia femininas que prezam pela versatilidade e bom gosto;

 

Prêmio Comunidade

Meu Mar, de Letícia Takayama – coleção com inspiração em elementos marítimos;

 

Desafio Grendene Kids

Prêmio Empresa

Buquê de Amor, de Letícia Takayama – coleção inspirada na beleza das flores;

 

Prêmio Comunidade

Jardim Secreto, de Michel de Miranda – coleção inspirada em livro de mesmo nome;

 

Desafio Werner

Prêmio Empresa

Désirée for Werner, de Jorge Armendariz – Ankle boot com aplicações de pedras de cristal;

 

Prêmio Comunidade

My Favorite Jeans, de Michel de Miranda – sandália desenvolvida com jeans;

 

Desafio Perlatto

Prêmio Empresa

Modelo Stromped, de Débora Fernandes – modelo diferenciado que chama a atenção pelo estilo robusto e elegante;

 

Prêmio Comunidade

Perlatto Street, de Michel de Miranda – coleção com referências que mixam a moda internacional e nacional, aliando conforto e estilo.

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