Saúde & Bem-estar

SAÚDE E BEM-ESTAR | Dicas da nutricionista Liliana Gross

27 de outubro de 2016

No post de hoje convidamos a nutricionista Liliana Gross, que atua na Clínica Zaffy, em Novo Hamburgo, para falar de um assunto que os meses de outubro e novembro sempre trazem a tona: a prevenção de Câncer, tanto em mulheres quanto em homens. Com dicas e ajuda de profissionais qualificados, podemos melhorar nossa qualidade de vida e prevenir possíveis problemas de saúde. Confira as dicas que ela nos deu e que podemos facilmente aplicar em nosso dia a dia.

5 alimentos que o ajudarão a parar de fumar

Outubro rosa e novembro azul: campanhas conhecidas mundialmente para a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer, que objetivam derrubar o mito de que essa doença é uma sentença de morte – além de reforçar que cuidar da saúde é um gesto de amor a vida.

Você pode começar por uma vida mais saudável, optar por uma alimentação mais nutritiva, praticar exercício fisico, cuidar com as bebidas alcóolicas consumidas em excesso e parar de fumar. Eis algumas dicas de alimentos que lhe ajudarão neste processo:

1 – Suco de acerola, limonada, goji berry: o cigarro faz com que o organismo perca uma quantidade grande de vitamina C, e o corpo costuma compensar essa falta com alguns elementos não naturais que recebe da nicotina. É por isso que, para parar de fumar de maneira mais rápida, é muito importante começar a receber mais Vitamina C por meio do consumo de sucos cítricos.

acerola

2 – Aipo: O aipo, junto com vegetais como a abobrinha, a berinjela, o feijão e o pepino, também afetam o gosto do cigarro. Além disso, especialistas alegam que comer muitos desses vegetais diariamente pode diminuir a dependência da nicotina. Se você não for um fã do aipo, pode substituí-lo por cenouras.

aipo

3 – Brócolis: O brócolis tem uma grande variedade de propriedades terapêuticas. Em particular, ajuda a diminuir os riscos de contrairmos doenças de pulmão, incluindo o câncer.

brocolis2

4 – Vinho tinto: Uma taça de vinho diária reduz os riscos de câncer de pulmão, tanto em fumantes como em não fumantes. O vinho tinto também tem propriedades que são favoráveis ao coração e o sangue. Entretanto, tenha cuidado para não consumi-lo em excesso; do contrário, você deverá lutar contra outro vício!

vinho-tinto

Doces não: não é considerado muito bom para quem deseja parar de fumar, já que quantidades excessivas de glicose ativam áreas do cérebro que são responsáveis pelo prazer e a satisfação. Portanto, a glicose pode estimular a vontade de fumar.

Liliana Gross
Nutricionista – CRN2 3925
Tecnologia de alimentos – UFRGS
Pratica ortomolecular – FAPES
Fitoterapeuta funcional – VP
Pós graduanda em clinica funcional – VP
DIETAS PERSONALIZADAS
Clinica Zaffy – tel. 3066-3033

Você pode gostar também