Eventos

EVENTOS | Época de Vindima em Bento Gonçalves – Já ouviu falar?! Por Aline Zagonel

23 de fevereiro de 2017

O clima ameno de verão da Serra Gaúcha, recebe, todos os anos, a Vindima, em Bento Gonçalves. São dois meses de festividades e atrações especiais para comemorar a cultura da uva e a tradição do vinho, principal produto da cidade. Vindima significa época da colheita e representa muito para a atividade econômica da região. As comemorações iniciaram em janeiro e acontecerão até o dia 19 de março.

Vale a pena dar um tempo da praia para relaxar e aproveitar de outra maneira um final de semana. Turistas de todos os cantos do país visitam a cidade e usufruem das mais diversas programações da Vindima. Inúmeras degustações de vinhos e espumantes acontecem a todo momento. Atividades como a colheita simbólica ou pisa da uva são as mais procuradas pelos visitantes.

Bento Gonçalves exala cultura naturalmente mas nestes dois meses toda a atividade cultural da cidade se aflora, com muitas apresentações, gastronomia típica italiana de babar e a melhor da hospitalidade tanto da cidade quanto dos cidadãos. Tudo vira uma super experiência, desde o tratamento que os turistas recebem quando chegam nos hotéis até de fato as experiências mais específicas relacionadas ao tema principal da época.

Vale lembrar que Bento recebe o título de Cidade Brasileira da Uva e do Vinho. E se for para visitar a cidade nesta época, aproveite um pouco de tudo que ela oferece:

CAMINHOS DE PEDRAUma rota imperdível para quem viaja para Bento. Uma tranquila estrada asfaltada vai revelando muita natureza e um livro de história que conta muito sobre a segunda metade do século XIX. Durante todo o caminho, casas super rústicas vão se revelando entre casas extremamente antigas de pedras. Parece, inclusive, brincadeira ou encenação, mas em meio a todo este livro de história, surgem moradores da região com aspecto de vida super simples e antigos costumes – bem de interior. Um cenário lindo, uma rota ímpar e uma baita experiência. Um ponto alto da rota são as cantinas tipicamente italianas, com deliciosos galetos, sopas bem coloniais e cheias de sabor, casas que vendem queijos, salames e geleias caseiras e muito doce delicioso!

VALE DO RIO DAS ANTAS: Outro local que não pode ser esquecido durante a visita na cidade de Bento Gonçalves. Um cenário magnífico encanta os olhos de todos que passam pela exuberante paisagem entre o vale e a serra, cobertos de parreiras e bananeiras. Na região, produção de muitos produtos como vinho, cachaça, rapadura, massa e muita delícia colonial.

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA: Histórico e muito lindo! O passeio de trem à vapor é um dos mais procurados pelos visitantes da Serra Gaúcha. São 23km percorridos em 1h30 entre Bento, Garibaldi e Carlos Barbosa. A experiência começa desde o embarque onde os turistas são recepcionados com um bom vinho. Chegando em Garibaldi, a degustação passa a ser de espumante e todos são recebidos com o melhor da música gaúcha e italiana e por aí vai. Vale bastante a pena! Geralmente os passeios são de quarta a sábado e é necessário reservar.

VALE DOS VINHEDOS – Ganhou este nome pelos vales cobertos de parreirais e lindos cenários onde guardam todo o magnífico legado cultural, gastronômico e histórico dos imigrantes italianos que chegaram na Serra Gaúcha em 1875. Muito artesanato, diversos restaurantes, armazéns de queijo, memorial do vinho e um mix muito interessante e harmônico da hospitalidade do povo de Bento com a alta tecnologia que a cidade oferece pelo seu principal produto.

Não deixe de degustar a culinária tipicamente italiana nas adegas familiares, uma experiência única e deliciosa. Outra boa dica são os restaurantes nas icônicas casas de pedra.

  • Vinículas:As mais procuradas e visitadas são: Casa Valduga, Almaúnica, Salton e Casa Miolo. Todas valem a pena e são ótimas para serem visitadas a dois ou em família. São passeios super prazeirosos e relaxantes e em todas elas, acontecem degustações da carta completa de vinhos e espumantes.

SPA DO VINHO | DICA DE HOSPEDAGEM  – Um lugar perfeito para quem quer descansar e aproveitar de uma infraestrutura ímpar. Consiste em um hotel de luxo localizado em meio as vinícolas com conceito de SPA. Entre os tratamentos, opções estéticas e relaxantes utilizando o vinho como ator principal. O restaurante é ponto forte do local que pode ser visitado, sem necessariamente, estar hospedado. O mesmo funciona com a estrutura do SPA. Possui a maior adega de vinhos do Brasil com cerca de 700 rótulos nacionais e internacionais. Além disto, a estrutura é completíssima: Piscina terapêutica aquecida, sauna úmida, trilhas de pedra e solário com vista panorâmica. No primeiro andar tem uma enorme biblioteca super silenciosa que pode ser aproveitada para ler um bom livro. Ideal para passar um bom final de semana.

 

 

Você pode gostar também