O clima ameno de verão da Serra Gaúcha, recebe, todos os anos, a Vindima, em Bento Gonçalves. São dois meses de festividades e atrações especiais para comemorar a cultura da uva e a tradição do vinho, principal produto da cidade. Vindima significa época da colheita e representa muito para a atividade econômica da região. As comemorações iniciaram em janeiro e acontecerão até o dia 19 de março.
Vale a pena dar um tempo da praia para relaxar e aproveitar de outra maneira um final de semana. Turistas de todos os cantos do país visitam a cidade e usufruem das mais diversas programações da Vindima. Inúmeras degustações de vinhos e espumantes acontecem a todo momento. Atividades como a colheita simbólica ou pisa da uva são as mais procuradas pelos visitantes.
Bento Gonçalves exala cultura naturalmente mas nestes dois meses toda a atividade cultural da cidade se aflora, com muitas apresentações, gastronomia típica italiana de babar e a melhor da hospitalidade tanto da cidade quanto dos cidadãos. Tudo vira uma super experiência, desde o tratamento que os turistas recebem quando chegam nos hotéis até de fato as experiências mais específicas relacionadas ao tema principal da época.
Vale lembrar que Bento recebe o título de Cidade Brasileira da Uva e do Vinho. E se for para visitar a cidade nesta época, aproveite um pouco de tudo que ela oferece:
CAMINHOS DE PEDRA – Uma rota imperdível para quem viaja para Bento. Uma tranquila estrada asfaltada vai revelando muita natureza e um livro de história que conta muito sobre a segunda metade do século XIX. Durante todo o caminho, casas super rústicas vão se revelando entre casas extremamente antigas de pedras. Parece, inclusive, brincadeira ou encenação, mas em meio a todo este livro de história, surgem moradores da região com aspecto de vida super simples e antigos costumes – bem de interior. Um cenário lindo, uma rota ímpar e uma baita experiência. Um ponto alto da rota são as cantinas tipicamente italianas, com deliciosos galetos, sopas bem coloniais e cheias de sabor, casas que vendem queijos, salames e geleias caseiras e muito doce delicioso!
VALE DO RIO DAS ANTAS: Outro local que não pode ser esquecido durante a visita na cidade de Bento Gonçalves. Um cenário magnífico encanta os olhos de todos que passam pela exuberante paisagem entre o vale e a serra, cobertos de parreiras e bananeiras. Na região, produção de muitos produtos como vinho, cachaça, rapadura, massa e muita delícia colonial.
PASSEIO DE MARIA FUMAÇA: Histórico e muito lindo! O passeio de trem à vapor é um dos mais procurados pelos visitantes da Serra Gaúcha. São 23km percorridos em 1h30 entre Bento, Garibaldi e Carlos Barbosa. A experiência começa desde o embarque onde os turistas são recepcionados com um bom vinho. Chegando em Garibaldi, a degustação passa a ser de espumante e todos são recebidos com o melhor da música gaúcha e italiana e por aí vai. Vale bastante a pena! Geralmente os passeios são de quarta a sábado e é necessário reservar.
VALE DOS VINHEDOS – Ganhou este nome pelos vales cobertos de parreirais e lindos cenários onde guardam todo o magnífico legado cultural, gastronômico e histórico dos imigrantes italianos que chegaram na Serra Gaúcha em 1875. Muito artesanato, diversos restaurantes, armazéns de queijo, memorial do vinho e um mix muito interessante e harmônico da hospitalidade do povo de Bento com a alta tecnologia que a cidade oferece pelo seu principal produto.
Não deixe de degustar a culinária tipicamente italiana nas adegas familiares, uma experiência única e deliciosa. Outra boa dica são os restaurantes nas icônicas casas de pedra.
- Vinículas:As mais procuradas e visitadas são: Casa Valduga, Almaúnica, Salton e Casa Miolo. Todas valem a pena e são ótimas para serem visitadas a dois ou em família. São passeios super prazeirosos e relaxantes e em todas elas, acontecem degustações da carta completa de vinhos e espumantes.
SPA DO VINHO | DICA DE HOSPEDAGEM – Um lugar perfeito para quem quer descansar e aproveitar de uma infraestrutura ímpar. Consiste em um hotel de luxo localizado em meio as vinícolas com conceito de SPA. Entre os tratamentos, opções estéticas e relaxantes utilizando o vinho como ator principal. O restaurante é ponto forte do local que pode ser visitado, sem necessariamente, estar hospedado. O mesmo funciona com a estrutura do SPA. Possui a maior adega de vinhos do Brasil com cerca de 700 rótulos nacionais e internacionais. Além disto, a estrutura é completíssima: Piscina terapêutica aquecida, sauna úmida, trilhas de pedra e solário com vista panorâmica. No primeiro andar tem uma enorme biblioteca super silenciosa que pode ser aproveitada para ler um bom livro. Ideal para passar um bom final de semana.