Acreditem: tenho visto ultimamente muitas mulheres “Joana”. Joana D’Arc, para ser mais exata. Sou uma privilegiada por conhecer uma legião de guerreiras que lembram em tudo a personagem histórica. Lembram na maneira destemida de lutar, no cansaço aparentemente inexistente, na ousadia, na valentia, no choro contido e na certeza de nunca desistir. Lembram na ausência da dor superada pela certeza de ter que continuar. Justiceiras obstinadas pelo que é certo ou errado, justo ou não, são sempre determinadas.
Feridas, nem sempre percebem seus ferimentos até que alguém lhes aponte ou que sucumbam de dor. Conta a história que Joana D’Arc numa batalha grita com sua espada em punho enfaticamente: “Avante…vamos…em frente”… ao que seu leal escudeiro tenta chamar-lhe a atenção. Como ela não lhe dá ouvidos ele lhe dá um tapa como forma de despertá-la de sua luta obstinada e diz: “olha para ti”. Então Joana para e percebe que tem uma lança cravada no peito. Uma lança! Somente então esmorece. Ao despertar, é somente o tempo de empunhar sua espada e novamente gritar: Avante!
Já sei, você acaba de se dar conta que também conhece algumas Joanas. Você é casado com uma delas? Você é uma delas?
Tirando a questão heróica, minha preocupação é o destino destas Joanas. São um misto de santas e loucas. A igreja católica realizou o processo de canonização de Joana D’Arc. Independente da postura de santa ou louca, o destino geralmente é o mesmo: a fogueira! Está é a grande questão das mulheres atuais, ou seja, acharem o meio termo: nem santas nem loucas. O equilíbrio, ao meu ver, é que leva à verdadeira conquista, principalmente da liberdade e da paz. Esta tomada de consciência é fundamental para a própria proteção e para as conquistas que estão por vir, e que requerem guerreiras como as mulheres sabem ser.
Porém, é importante ter cuidado para não “melhorar para pior”. Piorando a qualidade de vida, desrespeitando a si mesmo, se sobrecarregando, e exigindo controle sobre tudo e todos. Guerreira sim, mas respeitando seu tempo, seu bem estar e sua felicidade.