Beleza

BELEZA | Cabelos mais longos, por Joana Terme

20 de abril de 2017

Cortar os cabelos faz com que ele cresça mais rápido???

Essa é uma dúvida muito frequente, por isso resolvi abordá-la, e a resposta é não. O cabelo cresce em média de 1 cm até 1,7 cm por mês normalmente, e isso independe de cortar os cabelos ou não, de fazer uso de colorações, descolorantes ou alisamentos, enfim  nenhum destes fatores interfere ou influencia no crescimento dos fios.

Diante desta resposta devem ter surgido agora alguns questionamentos como: “mas eu estou sem cortar o cabelo há meses e ele não fica mais comprido!” ou “eu retoco a cor dos meus cabelos todo mês devido ao aparecimento da raiz, porém ele nunca parece estar mais comprido!”.

Vou esclarecer então algumas dúvidas e a seguir dar algumas dicas simples, porém infalíveis para você deixar seu cabelo atingir maior comprimento e não apenas o crescimento da raiz.

Vem comigo nessa leitura que você irá sair com sua esperança renovada para o tão sonhado cabelo longo!!!

Então pessoal, a grande questão que quero esclarecer com este post é que seu cabelo irá crescer todo mês independente de cortá-lo ou não, porém quando ficamos alguns meses sem cortar o cabelo ele acaba se eliminando através da quebra dos fios e não atinge o comprimento proporcional ao crescimento da raiz.

Isso acontece devido àqueles pontinhos brancos que originalmente são chamados de Tricorrexis Nodosa. A Tricorrexis consiste na formação de nódulos esbranquiçados ao longo dos fios dando a impressão de pequenos nós, que surgem geralmente nas pontas e em alguns casos quando o cabelo está mais danificado pode até comprometer a extensão dos fios.

Esses pontos que podemos chamar de lesões são resultantes do uso excessivo de ferramentas de calor sem a devida proteção térmica  – chapinha, secador, baby liss, exposição ao sol – assim como a  falta do uso de produtos adequados  nos fios, pois mesmo na ausência destes fatores que citei, naturalmente os cabelos vão perdendo os nutrientes naturais e eles  precisam ser repostos, quando o cabelo tem o uso de químicas como mechas –alisamentos, colorações a base de amônia, etc, precisam de muitooo mais cuidado.

Quando esses pontos aparecem nos fios sem os antecedentes das lesões que citei, pode ser decorrente de deficiências nutricionais ou até endócrinas, mas neste caso, deve-se procurar um dermatologista para a realização de um tratamento adequado.

Mas e agora???

Se esses pontinhos brancos não forem eliminados através do corte, eles vão dar origem as pontas duplas, triplas e múltiplas!! Essas pontas irão fazer o cabelo se partir ao meio, o que levará a quebra na região do fio que fora acometida, desta forma você poderá ficar anos sem cortar os cabelos e sem atingir o comprimento que deseja!!

Clarooo que entendo, você deve estar pensando assim: ”mas eu já pedi para cortar as pontas e sai com um palmo  a menos de comprimento!!”.. Isso realmente não é legal, o importante é que você procure um profissional no qual confie, que irá realizar apenas a limpeza das pontas sem cortar mais que o combinado.  Estou super à disposição para isso hehehe

Então segue algumas dicas para você alcançar o comprimento desejado dos fios, que eu assino embaixo. Podem confiar que dá certo:

1º CORTE DAS PONTAS:

É importante que seja realizado o corte de pelo menos 1cm a cada três meses, desta forma, você terá ainda o crescimento de 8 à 14 cm de crescimento de fios saudáveis por ano. Levando em consideração que o cabelo pode crescer de 12 até 18cm por ano, entretanto, sem corte as pontas duplas irão tomar conta dos fios e levará literalmente todo este crescimento ao chão – por isso que tem pessoas que deixam o cabelo crescer por anos (sem nenhum corte), e ele está sempre fino, ressecado, e ainda assim não atinge o tamanho que se deseja.

 

2ºCORTE BORDADO:

 

Essa é uma opção que eu AMO de paixão e vejo muito resultado em minhas clientes quando essa técnica é aplicada. Pode ser realizada com o aparelho de corte bordado o – famoso Split Ender  – que é a sensação do momento  ou de forma manual. Utilizo as duas técnicas, pois o aparelho é rápido e tira o grande excesso de pontas duplas, logo após passar mecha a mecha o Split Ender com uma tesoura bem afiada eu termino o processo manualmente, assim consigo em torno de 90% de eliminação de pontas duplas.

3º CUIDADOS PREVENTIVOS:

Depois de ter o cuidado com o corte, é importantíssimo cuidar preventivamente, afim de evitar o aparecimento precoce das pontas duplas. DICAAAA: use em todas as suas químicas algum produto que fortaleça as pontes de sulfeto dos fios, (essa explicação daria um outro post), mas rapidamente indico um produto que eu uso em minhas clientes e amo demais, o  – FIBER PLEX da Schwarzkopf

Ele pode ser misturado tanto com produtos de coloração quanto descoloração, protege os fios durante o processo químico e reforça as pontes internas dos cabelos, protegendo sua estrutura e conferindo força e elasticidade aos fios. Afirmo com certeza de resultado que é incrível o que esse produto faz! Ou melhor, o que ele evita de danos nos fios!! E claro use proteção térmica sempre que fizer o uso de ferramentas de calor – Por quê? –o protetor térmico forma uma película em volta dos fios que ajuda a proteger do calor, evita desbotamentos dos fios e perda hídrica – para cabelos mais secos e grossos pode ser em forma de creme e para cabelos finos e oleosos em loção. Algumas dicas dos meus queridinhos no momento:

Keune Design Blow Dry Spray envolve os fios em uma película de brilho e maciez para uma modelagem suave, além de melhorar a textura da fibra capilar como um primer.

Leaven-in termo ativo pré-escova para cabelos muito danificados -L’Oréal Professionnel Absolut Repair Lipidium Reconstructing and Protecting Blow-dry Cream

Wella Professionals EIMI Thermal Image é um spray bifásico que ajuda a disciplinar os fios para um resultado perfeito. A fase 1 nutre e protege o cabelo do calor de até 220°C. Já a fase 2 suaviza

 

OSIS+ Schwarzkopf Blow & Go Express Blow Dry Spray. Protetor térmico de secagem rápida. Acelera a escovação enquanto protege do calor. Controla os fios rebeldes e impede o frizz durante a escova

 

 

4º E PARA REMEDIAR?

Caso você esteja com o cabelo muito danificado nas pontas e com os fios já quebrados, não adianta tirar apenas 1cm do comprimento, é importante eliminar completamente a parte que está quebrada e a partir disto comece a realizar a limpeza de pontas regularmente a cada três meses, além de todas as dicas que você leu anteriormente, pois neste caso você precisará se desapegar de início do cabelo longo e começar um processo mais lento, porém  que irá agir de maneira eficaz.

Mas eu não consigo ter meus cabelos mais curtos!!!!!! Então para não se aborrecer com o tamanhos dos fios, você pode fazer o uso de faixas de alongamento de “Tic Tac” que fica natural, não estraga os fios e você fica menos ansiosa esperando crescer os cabelos, essas faixas  também são uma alternativa para quem tem cabelos finos e quer engrossar.

Eu gosto de usar minhas faixinhas para deixar meu cabelo mais cheio ,amo essa  praticidade de tirar e colocar sempre que quero. Existe a  opção de coloca-las  fixas, com apenas uma manutenção no salao a cada 30dias , porém deve ser visto como está seu cabelo para  analisar se é uma boa alternativa ou não.

E ai gostaram das dicas e esclarecimentos?

Com muito amor Joana Terme

 

Você pode gostar também