Eventos, Moda

EVENTOS | Papo Legal com Ronaldo Fraga – SICC 2017, por Orson Benedetto

25 de maio de 2017

No dia 21 de maio, marcando o início da edição 2017 do SICCSalão Internacional do Couro e Calçado – aconteceu o Papo Legal, evento que reuniu, empresários, jornalistas e profissionais de áreas diversas da moda para uma conversa descontraída sobre moda com o estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Um dos principais estilistas no que se refere à moda com DNA brasileiro, ele estabelece em suas criações um diálogo entre a cultura nacional e o mundo contemporâneo. Premiado autor e ilustrador de livros, seu trabalho vai muito além das passarelas.

Ronaldo, que se considera um contador de histórias, veio a Gramado para contar mais um capítulo do seu trajeto como estilista da marca que leva seu nome, criada em 1997. Encantando a todos com seu carisma, ele conversou sobre autenticidade e moda.

Num primeiro momento, ele apresentou ao público a coleção cápsula que criou em parceria com a marca de calçados Kildare de Novo Hamburgo, contando desde o momento de inspiração, passando pelo desenvolvimento de materiais e novas técnicas de beneficiamento de couros que foram usadas para a confecção dos tênis da coleção, que trazem uma estética urbana e do universo do skate.

Divulgação Coletiva Tênis Kildare Ronaldo Fraga SICC 2017 | Créditos: Merkator Feira

O estilista ainda trouxe para o público presente um pequeno documentário, apresentando sua última coleção ”El dia que me quieras”, onde, em um desfile-manifesto, todas as modelos eram mulheres transexuais. Essa apresentação trouxe a reflexão emocionada sobre o corpo e roupa, mostrando que o corpo aprisiona, mas a roupa tem o poder de libertar, de anunciar ao mundo quem nós somos.

Após isso, num papo pra lá de legal, Ronaldo falou dos desafios da moda hoje, onde cada vez mais temos que dialogar de forma diferente com os consumidores e trazer alma e autenticidade no que lhes é oferecido. Discursou também sobre as formas que a moda e o varejo dialogam entre si e também com o comércio online.

Acessível ao público e muito carismático, ao final do bate-papo, Ronaldo respondeu algumas questões e posou para fotos, sempre com muita simpatia, encantando mais uma vez todos os presentes.

Ronaldo Fraga e Orson Benedetto

 

Você pode gostar também