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MARKETING | SNIC 2017: Microinfluencers, por Carollyne Spindler

20 de junho de 2017

Realizado pela Abicalçados, o SNICSeminário Nacional da Indústria Calçadista – é um evento anual que traz como tema assuntos de interesse do segmento. Apesar de direcionado para associados da entidade, o evento é aberto ao público em geral e trata de temas atuais e abrangentes. O deste ano foi “Marcas na Era da Influência”, ocorreu no último dia treze na Unisinos e abordou a relação das marcas com sua audiência através dos chamados “digital influencers“. Mas o que é um digital influencer?

Basicamente, um influenciador digital é aquele que exerce poder sobre sua audiência nas mídias sociais, seja através de seguidores, views ou engajamento. É a versão digital do famoso “formador de opinião”. Os “influencers” atuam hoje no Youtube, Twitter, Instagram, Facebook e em seus blogs ou páginas pessoais. O que menos importa é o título, pois ser um influenciador não é uma questão de escolha ou de auto-denominacão. Gabriel Ishida, palestrante do evento e especialista em inteligência de dados, compartilhou no evento sua técnica de segmentação de influenciadores. Segundo ele, são três categorias, conforme ilustra o quadro abaixo.


O grande segredo para que marcas se conectem de forma concisa com influenciadores, é saber combinar suas ações de marketing com a audiência correta. O objetivo da ação precisa estar alinhado com a imagem do influenciador, com a mensagem que ele transmite, e mais ainda com o que sua audiência quer ver e ouvir. Um grande equívoco de marcas e agências é vislumbrar apenas o volume de curtidas ou seguidores como garantia de sucesso na relação com “influencers“. O vídeo abaixo é uma sátira, mas explicita um caso bastante comum no universo das “web celebs“:

Artistas e profissionais de destaque arrecadam multidões de seguidores sem muito esforço. Porém na web, são equiparados hoje em termos de expressividade, à pessoas comuns que viram “influencers” espontaneamente como resultado de suas postagens. Basta um “viral”para transformar gente comum em celebridade. É o caso de Maurício Cid, que esteve presente em um dos painéis do evento. Ex-funcionário de necrotério, Cid é responsável pela campanha #calabocagalvão (recorde mundial nos trending topics do Twitter) e pelo suposto vídeo estatal norte-coreano que noticiava uma falsa vitória do país na última Copa do Mundo. Publicado e comentado pelos maiores veículos de comunicação do mundo, incluindo o New York Times, o vídeo não passava de uma pegadinha de Cid.

Uma tendência que ficou clara durante as palestras do SNIC foi a dos “microinfluencers“. Com exceção da W3haus, agência que apresentou o case de uma marca famosa com Youtubers igualmente famosos, os demais palestrantes abordaram este novo nicho de influenciadores. Através da sua credibilidade e não apenas da imagem, os “microinfluencers” são capazes de contribuir para a construção e consolidação de marcas custando muito menos e com muito mais legitimidade. A primeira palestra do SNIC 2017, apresentada por Cristiano Santos, é um exemplo clássico de como uma pessoa comum pode assumir uma relação de poder com marcas na web. Ao ver um post patrocinado da Azul Linhas Aéreas comemorando a marca de oito milhões de passageiros, Cristiano comentou sugerindo uma promoção de passagens por oito reais. O comentário teve tantas curtidas que Cristiano resolveu criar um evento no Facebook, com a intenção de arrecadar participantes e chamar a atenção da marca. Funcionou. Em poucos dia, o evento contava com milhares de participantes, e o número não parava de crescer. A Azul entrou na brincadeira interagindo com os participantes do evento e ouvindo, inclusive, suas sugestões de trechos para a promoção, que rolou e fez de Cristiano um case de sucesso nas redes sociais. O jornalista, que não tinha especialização nenhuma na área, foi convidado após o episódio para coordenar a gestão de mídias da Editora Globo. Hoje presta consultoria para empresas e promove palestras divertidíssimas como a que tivemos a oportunidade de assistir no SNIC.

Resumindo: o evento foi um sucesso! Tratando de um tema atual e de extrema importância para marcas de qualquer segmento, a Abicalçados reuniu não só associados e profissionais do setor calçadista. Estiveram presentes no evento uma série de “influencers“, representantes das principais agências de marketing digital da região, e é claro, as equipes de criação e marketing das principais marcas de calçados do Brasil. Parabéns Abicalçados e obrigada por este evento incrível! Valeu cada centavo investido =)

Saiba mais sobre o evento:
http://www.abicalcados.com.br/snic/

Seja um associado:
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