Gastronomia, Saúde & Bem-estar

SAÚDE & BEM ESTAR | Faça da sua Cozinha um Oásis de Alimentação e Hábitos Saudáveis, por Aline Furlan

26 de junho de 2017

Frequentemente as pessoas tem me dito que sabem o que deveriam comer e o que é saudável, mas não conseguem mudar seu comportamento alimentar. Isso ocorre, muitas vezes, porque o ambiente em que vivemos e o que acontece ao nosso redor tem o poder de influenciar nossas escolhas alimentares. No entanto, tem um lugar em nossa casa que pode contribuir de forma determinante para a construção de hábitos alimentares saudáveis – a cozinha. Fazendo algumas modificações simples nela, você poderá realizar mudanças significativas na sua rotina alimentar.

Então vamos à elas:

– Tudo começa com as compras – por exemplo: frutas e verduras são melhores que doces, mas os alimentos açucarados normalmente estão mais presentes na lista de supermercado. Então, tirar dos armários e balcões de sua cozinha esses alimentos e priorizar a compra de vegetais frescos, proteínas magras, produtos lácteos com baixo teor de gordura é a atitude mais acertada.

– Torne as tentações inacessíveis – é provável que você more com pessoas que não tem os mesmos objetivos que você em relação à alimentação. Nesse caso, uma estratégia interessante é negociar, separando em armários individuais o que pertence a cada um e, dessa forma, os alimentos tentadores ficarão longe da sua vista.

– Diminua o tamanho da sua louça – um dos segredos para comer porções mais adequadas é tornar-se um ilusionista. Assim sendo, engane-se um pouquinho utilizando louças pequenas até acostumar-se com porções menores. Pratos, copos, taças grandes fazem parecer que a porção servida é pequena. Já os menores, pelo contrário, dão a sensação de que se está servindo mais comida do que realmente está.  O tamanho recomendado é de 22 a 25 cm de diâmetro e copos de 200ml. Para bebidas, exceto água, prefira os de vidro alto e estreito.

– Na hora da fome, a disponibilidade faz a diferença – deixe à mostra uma tigela com frutas e verduras frescas na mesa ou em cima dos balcões e quando chegar em casa com aquela fome,  eles serão sua primeira escolha.

– Repensando o seu refrigerador – acondicione as frutas e verduras em lugares onde possa vê-los no refrigerador. Lave, corte e faça porções individuais e essa simples atitude facilitará seu acesso à elas. Outros alimentos saudáveis como iogurtes, queijos brancos, ovos cozidos, quando armazenados nas prateleiras do centro facilitam seu acesso à eles.

– Planejamento das refeições – tente preparar receitas simples, fáceis e saudáveis para serem consumidas no dia ou armazenadas no congelador ou refrigerador. Você pode fazer marmitas, congelar e, levar para o trabalho ou consumir nos momentos em que chegar em casa com muita fome, já que nesta hora o pensamento se concentra em saciá-la o mais breve possível.

– Cozinhe com a família – escolha uma receita saudável e incentive sua família à preparar com você. Além de um momento divertido é uma maneira de fazer uma refeição deliciosa, preparada com amor, onde você sabe exatamente o que foi colocado nela.

– Faça de sua cozinha um local motivacional – tenha na porta da geladeira uma frase com os objetivos que você quer para a sua vida ou até mesmo uma foto de como quer estar no futuro. Isto ajuda a mentalizar e visualizar onde você quer chegar e o que quer para sua vida.

– Sem TV ou Celular – à medida em que comemos, nosso cérebro passa a receber mensagens, sinalizando a ingestão dos alimentos, o que nos vai conferindo progressiva saciedade até o final da refeição. Ao fazer uma refeição em família procure concentrar sua atenção nesse momento e fazer dele uma oportunidade de interagir com as pessoas reais, sem distrações virtuais. Além de relaxar e desfrutar da companhia delas, você ajudará no seu processo de absorção, assimilação e digestão desses alimentos.

– E se você não cozinha nada? – Neste caso comece aos poucos a interessar-se por esse universo. Inicie preparando pequenas refeições. Você poderá inventar lanches coloridos com os ingredientes saudáveis que você gosta e que agora estão mais organizados e selecionados na sua dispensa e refrigerador. No início você poderá se sentir um pouco atrapalhado, mas com o passar do tempo irá sentir-se cada vez mais à vontade nessa tarefa. Esteja aberto à essa experiência e deixe-se levar pelas delícias de aromas e sabores e, quem sabe no futuro, você se descubra um apaixonado chefe de sua própria cozinha.

Durante o dia nos confrontamos com inúmeras decisões que influenciam nossas escolhas alimentares. Entretanto, quando você organiza o ambiente ao seu redor e estabelece em sua mente metas e objetivos claros para alcançar o que deseja para sua vida, as chances de obter sucesso aumentam consideravelmente. Se o que está almejando é ter uma vida com hábitos alimentares mais saudáveis, você não precisa por um cadeado na dispensa, você pode simplesmente jogar à seu favor, transformando sua cozinha num oásis de alimentação e hábitos saudáveis e tornar sua vida mais prática, leve e divertida.

 

Você pode gostar também