Tecnologia

TECNOLOGIA | REDES SOCIAIS: PINTEREST E TWITTER, POR DUOCOM

7 de julho de 2017

Hoje iniciamos uma série de posts que te explicam como  utilizar cada uma das redes sociais mais conhecidas por aí. No post de hoje temos o Pinterest e o Twitter.  Ficou curioso? Então espia só:

PINTEREST

Esta ferramenta lançada em 2010, garante inspiração total para os criativos de plantão. Ela funciona como um grande painel para guardar e organizar suas imagens preferidas. É como um “álbum de figurinhas” virtual.

Com uma base de usuários que ultrapassa os 100 milhões, hoje em dia o Pinterest é um dos lançadores de tendências do mundo digital. Apenas no seu primeiro ano de existência, ele já foi responsável por dirigir mais visitas aos e-commerces do que plataformas como Google e Youtube (nem precisamos dizer o quão importante é que sua empresa tenha um perfil nesta rede, certo?). O Pinterest tem um design limpo e intuitivo, garantindo uma experiência de navegação bem agradável para seus usuários. A grande palavra que define esta plataforma é inspiração! Precisa de ideias para seu casamento? A decoração do quarto dos pequenos? Compilar as receitas que você mais gosta? Então essa rede é perfeita para você!

Para você começar a usar, te damos uma ajudinha! O primeiro passo é criar sua conta. A dica é vincular com a sua conta do Facebook, assim você já encontra o perfil de seus amigos com facilidade. Após isso, o Pinterest vai te perguntar quais seus principais interesses: gastronomia, moda, design, fitness… tudo o que você imaginar, tem por lá. Sabendo seus gostos, a rede social cria um painel só para você!

Seu painel vai ser assim

Calma, pode parecer um pouco assustador no início, mas é tudo muito simples! Primeiro você vai se deparar com alguns termos próprios da rede social (assim como o Twitter tem o Tweet e o Retweet). São eles:

Pin: É uma publicação de imagem/vídeo/gif/link dentro do seu painel.

Boards: São os murais/pastas criados por você ou pelos seus amigos. Lá é possível categorizar os pins por temas específicos de acordo com os gostos de cada um!

Like: O like do Pinterest é muito semelhante ao do Facebook, servindo para expressar que gostou de alguma coisa. Ele fica ao lado do botão de compartilhar.

Re-pin: É o ato de selecionar a imagem para ser adicionada aos seus boards! 

Compartilhar: É o símbolo do “aviãozinho”. É o ato de enviar um pin no privado para seus amigos, ou compartilha-lo em outras redes sociais como o Facebook, Twitter e Facebook Messenger.

Depois disso, é só navegar! E não esqueça de sempre ir no Pinterest procurar inspiração para tudo que você quiser fazer 🙂

TWITTER

Desenvolvido em 2006, o Twitter é uma rede social que permite a seus usuários se comunicarem com pessoas do mundo todo através de 140 caracteres. A rede de microblogs é uma das redes sociais mais movimentadas da atualidade.

Dentro da rede é possível postar mensagens, seguir pessoas e ser seguido por outros usuários – seus seguidores. Na sua timeline você pode acompanhar as postagens das pessoas que você está seguindo conforme elas vão postando. Em um novo recurso chamado “Enquanto você estava fora”, você pode ver um resumo das principais conversas e tweets das pessoas que você segue.

Sua timeline será assim.

Existem alguns termos bem próprios desta rede social, alguns até viraram verbos! São eles:

Twett: É o substantivo. A palavra que resume os 140 caracteres. Cada coisa que você posta em seu perfil é um tweet!

Twittar: É o verbo. Twittar é o ato de postar o tweet. Eu twitto, tu twittas, ele twitta, nós twittamos, vós twittais, eles twittam!

Timeline (TL): É seu “feed de notícias”. Onde aparecem os tweets das pessoas que você segue.

Retweet (RT): É repostar algo que você ou pessoas que você segue em seu perfil. É o símbolo das setinhas.

Like: Gostou do que a pessoa disse, mas não quer dar RT? Dê um like! O tweet vai para a lista de coisas que você gostou, mas não aparece diretamente no seu perfil.

Mensagem Direta (DM): É uma mensagem direta (privada) para outro usuário do twitter. Essa mensagem ninguém além das pessoas envolvidas na conversa conseguem ver!

Follow/Unfollow: Ao invés de “adicionar alguém como amigo” no twitter você segue (follow) ou deixa de seguir (unfollow).

Followers: São as pessoas que seguem seu perfil.

Following: São as pessoas que você segue e aparecem em sua timeline.

Trending Topics: Uma listagem, de filtro regional ou mundial, que mostra os principais assuntos comentados no momento. Tanto hashtags quanto termos.

 

Esta é a aparência de um tweet.

Vale lembrar que o Twitter foi pioneiro no uso de hashtags! Utilizadas como forma de classificar ou adicionar um contexto a um certo tweet. O uso das # é tão popular que existe um mecanismo chamado Trending Topics que armazena as hashtags que estão sendo mais utilizadas ao redor do mundo em um exato momento! Esta rede social pode parecer esquecida por pessoas que não a utilizam, mas te garantimos que quem está por lá é bem ativo! Inclusive há quem diga que “tudo que surge no facebook, já estava a 3 meses atrás no Twitter”. Esta é a rede social das tendências!

Faremos uma série de postagens falando sobre as redes sociais mais populares da internet! Acompanhe os próximos posts! 🙂

Você pode gostar também