Arquitetura & Decoração, Decoração, Eventos, Gastronomia

GASTRONOMIA | INAUGURAÇÃO RESTAURANTE A.MA NA CASACOR RS

19 de julho de 2017

Semana passada foi inaugurado o Restaurante A.MA, na CASACOR RS. A brasilidade é o ponto de partida do restaurante que está em atendimento até dia 27 de agosto, no Petrópole Tênis Clube (Rua Faria Santos, 451 – Petrópolis, Porto Alegre).

Criado pela arquiteta Lisiara Camargo SimonTrino Arquitetura – o A.MA, – sigla para alimento e meio ambiente – apresenta em conceito e forma um resgate do Brasil representado pela musicalidade, com inspiração na bossa nova, pela natureza e preservação do meio ambiente, pela valorização do design brasileiro, através de peças escolhidas especialmente para o projeto e pela gastronomia de origem.

Com operação do Mule Bule, de Nelson Ramalho e Adelar Kleinert, diretor de eventos, o empreendimento conta com a curadoria da Embaixada Gourmet e com o chef Vinícius Gomes no comando da cozinha.

No cardápio, os ingredientes frescos são as estrelas em pratos que remetem a sabores conhecidos da culinária nacional. As fatias de pão de fermentação natural acompanhadas de patê de fígado e bergamota, uma combinação inusitada e saborosa, dão as boas vindas logo na chegada ao A.MA. Para compartilhar, coxinha de costela bovina, bolinho de feijoada e croqueta de cordeiro estão entre as opções para apreciar nas grandes mesas dispostas no salão.

Se o desejo é iniciar uma refeição leve, as propostas são ousadas com ingredientes cheios de personalidade como a espuma de castanha do Brasil com beterraba, couve flor, crocante de cacau e azeite de carvão ou creme de cenoura, leite de coco e especiarias.

Há uma variedade com opções de proteínas e vegetais devem agradar aos mais diversos gostos e dietas. Entre os destaques, o arroz meloso de frango (orgânico, livre de hormônios e antibióticos), com lentilha, laranja, favas e quiabo, o risoto de quinoa vermelha, cevadinha com cogumelo porcini, ovo perfeito e pipoca de arroz selvagem e peixe fresco do dia com molho de moqueca, mandioquinha e farofa de banana com castanhas.

Bergamota, chocolate branco, pistache e chá verde. Créditos Vini Dalla Rosa divulgação

Bolinho de feijoada. Créditos Vini Dalla Rosa divulgação

Risoto de quinoa vermelha, cevadinha com cogumelo porcini, ovo perfeito e pipoca de arroz selvagem. Créditos Vini Dalla Rosa divulgação

Para os apreciadores de carne vermelha, o cardápio apresenta uma versão supermacia de cordeiro com abóbora, cebola, couve e avelã ou o ribeye, um corte americano, mas com acompanhamentos bem brasileiros e frescos que serão sugeridos conforme a sazonalidade dos ingredientes.

O final feliz também está garantido para quem escolher o A.MA para uma refeição enquanto conhece a CASACOR RS. São duas sobremesas assinadas pelo chef que devem conquistar os apaixonados por doces. Bergamota, chocolate branco, pistache e chá verde são os ingredientes de um desses pratos, enquanto chocolate 60%, café, abóbora e pinhão são a mistura ideal para arrebatar os chocólatras.

Para acompanhar todo esse banquete, há opções de drinks, com destaque para as caipirinhas, doses de cachaça Tiara, licor, cervejas e uma carta enxuta e competente de vinhos e espumantes nacionais que hormonizam perfeitamente com as propostas do chef.

A Embaixada Gourmet

A Embaixada Gourmet faz curadoria de comida. Do menu até o gerenciamento completo de marcas do mercado de gastronomia. Cada sabor, cada imagem e cada palavra oferecida dentro da experiência Chef’s Table foram criadas para envolver e convidar todos para pensar comida de forma verdadeira. São detalhes, informações e sutilezas. Provocações e ideias que são criadas para inspirar o diálogo entre as pessoas e o seu alimento. Prato por prato, jantar por jantar, convidado por convidado, a Embaixada Gourmet busca  fomentar a identidade da gastronomia do sul do Brasil.

O Ambiente

O espaço de 142m2 assinado por Lisiara Camargo Simon apresenta um estilo contemporâneo com forte apelo em mobiliário autoral (designers), valorização da arte e destaque para o conceito da arquitetura biofílica, integrando elementos da natureza ao ambiente. Predominância do branco com madeira no mobiliário e vegetação abundante de diversas maneiras. O restaurante tem como proposta receber os clientes de maneira confortável em  mesas de 2, 4, 6 e 10 lugares, além de um lounge. A ergonomia do mobiliário foi uma das premissas do espaço, visando o conforto do público.

Entre os destaques de mobiliário, a Cadeira Arizona, de Hartmut Reeps, as Cadeiras Folk e Quadrada de Luia Mantelli, a Poltrona Yori de Ronald Sasson, as Cadeiras Canoa de Fernanda Brunoro, a Mesa Quadratta de Amélia Tarozzo, a Mesa Barril da Lattoog e as Mesas Levita, com desenho da arquiteta  Lisiara Camargo Simondesigner de superfície de Mariana Prestes.

A.MA Restaurante. Créditos Cristiano Bauce divulgação

Uma das grandes novidades é o painel em tecido estampado da artista plástica muralista Dominique Jardy, também responsável pelas obras do Copacabana Palace. A obra, com dimensões de 8.00 x 1.50m, foi executada especialmente para o A.MA Restaurante com o tema da fauna e flora brasileiraMarcos Vaandrade, designer gráfico também executou uma escultura de uma pantera negra em escala real provocando uma reflexão sobre a extinção.

Restaurante A.MA (Dentro da CASACOR RS 2017 –

Petrópole Tênis Clube – R. Faria Santos, 451 – Petrópolis

Até 27 de agosto de 2017

De terça a sexta, das 18h às 23h

Sábado e domingo, das 12h às 14h30 e das 18h às 23h

Ingressos: R$40,00 (de terça a sexta), R$ 44,00 (sábado, domingo e feriado) – Meia para estudantes e idosos.

VALOR ESPECIAL PARA CLIENTES A.MA: Desconto de 50% após às 19h e gratuito após às 21h (com entrada pela Rua Riviera).

Você pode gostar também