Marketing, Networking, Tecnologia

MARKETING | LINKEDIN: A REDE SOCIAL DO VERDADEIRO NETWORKING, por DuoCom

21 de julho de 2017

Que tal fazer parte de uma rede social que está voltada para negócios? Para quem prioriza bons contatos e relacionamento profissional o Linkedin é perfeito para melhorar seu networking e para lhe deixar por dentro das novidades do universo profissional.

Com mais de 400 milhões de usuários, essa rede social é muito parecida com as outras mídias que estamos acostumados a lidar no dia a dia, porém está voltada para o meio profissional. O Linkedin funciona como uma espécie de currículo online que fica disponível para seus amigos, os amigos de seus amigos e demais usuários, fazendo com que se crie uma rede de conexões.

Muitas empresas do mundo inteiro criam um perfil nesta rede, utilizando-a para atualizar seus seguidores com notícias, divulgação de vagas entre outras informações. Através do Linkedin é possível se candidatar a vagas nestas empresas.  A rede é tão forte que muitos empregadores ao receber currículos de candidatos, analisam primeiro seu perfil na rede antes de chamar para entrevistas.

As empresas que os usuários seguem e as conexões que se formam possibilitam maior visibilidade do perfil dos profissionais. Por ter assuntos muito específicos, é importante que se tenha cuidado com o tipo de conteúdo que será divulgado, de jeito algum pode ser usado como o Facebook, por exemplo.

Algumas dicas para criar um perfil na rede:

Ao se tornar um usuário e montar seu currículo, é bacana incluir dados acadêmicos e profissionais. De preferência não postar selfies e fotos de balada… Lembrando que seu futuro chefe pode estar analisando seu perfil.  Coloque todos os seus cursos, competências e trabalhos voluntários. Toda informação relevante sobre suas habilidades é pertinente.

Envie convites de conexões não somente a seus amigos, mas também a pessoas que deseja ter uma relação profissional, que sejam importantes na busca por oportunidade de ser visto. Lembrando que quem não é visto não é lembrado.

Colabore com os amigos da sua rede, vá ao perfil de suas conexões e faça recomendações (dentro de cada perfil é possível avaliar as competências e aptidões de cada pessoa). Isso faz com que os usuários também avaliem seu perfil, dando credibilidade.

Participar de grupos de empresas e negócios que estejam ligados a sua área de especialidade e instituições que gostaria de trabalhar faz com que sua rede aumente mais ainda.

Assim como as demais redes, o bom senso é muito importante, lembrando que os perfis são públicos e mesmo quem não é usuário consegue buscar as informações na internet. Por ser estritamente profissional, aproveite para utilizar a rede como uma vitrine e mostrar ao mundo seus talentos e competências!

Você pode gostar também