Reflexão

REFLEXÃO | SUA ÚNICA SEGURANÇA É VOCÊ, por Larissa Moraes

25 de julho de 2017

Muito ouvimos falar sobre a nova era do compartilhamento, da colaboração. Realmente o mundo vem mudando em uma velocidade incrível e o empreendedorismo em suas mais diversas formas vem ganhando campo, especialmente quando se fala em trocar, sejam ideias, bens, conhecimentos ou abraços. Mas hoje eu não quero falar de empreendedorismo.

A forma de nos conectarmos com o outro já não é mais a mesma há um bom tempo. Mas vamos admitir que nada melhor que um “olho no olho” para nos deixar melhores, certo?

As redes sociais nos proporcionaram a incrível possibilidade de estar perto mesmo estando longe. Conseguimos compartilhar textos, fotos, imagens e vídeos em segundos e manter uma longa conversa com uma amiga de Dubai sem nenhum sacrifício. E o melhor: continuamos a fazer o que estamos fazendo na nossa casa ou no trabalho, sem perder as oportunidades.

Será?

Nesse novo mundo ampliamos o nosso conceito de ter sem possuir. E quando precisamos de ajuda? Bom, é fácil! Usamos o Google e em uma pesquisa rápida achamos a solução para a dúvida sobre como salvar um texto em pdf, como fazer a melhor papinha para o bebê, como limpar sapatos de couro de crocodilo e o melhor para a gripe! Isso é incrível!

Mas como você tem se sentido em relação a tudo isso?

Nós somos sensíveis demais para viver em um mundo altamente high tech, sem conexões verdadeiras. No Google não está escrito como curar a dor de uma demissão, da falta de dinheiro ou a dor de amor. Lá não tem um abraço fraterno te esperando, aberto, onde você vai poder se jogar sem ter que responder por que está assim, nem um sofá aconchegante onde refazer suas forças para retomar a coragem e enfrentar o mundo amanhã.

A questão é: mesmo compartilhando tanto o tempo todo somos seres (de conexões) humanos e talvez a nossa única segurança sejamos nós mesmos.

Explico… Independentemente do tipo de relacionamento que desenvolvamos, na maior parte das vezes, quando somos surpreendidas por algo inesperado ou algum problema, precisamos nos voltar para dentro de nós mesmas e buscar as repostas justamente ali. Dentro. Somos um centro infindável de força e energia e quando conseguimos perceber esse estado, quando nos libertamos das conexões supérfluas e realmente percebemos o nosso poder e quem está conosco, aí sim, nossa segurança e nosso poder são retomados de forma inexplicável.

Existem várias formas de retomar nossa segurança e poder. Depois de muitos anos trabalhando com desenvolvimento humano e analisando como o comportamento humano muda conforme os incentivos que recebe, separei algumas dicas para compartilhar aqui.

Fortalecendo o poder interno:

  • Desenvolva o autoconhecimento – esse (embora já seja clichê) é o nosso primeiro passo para construir ou reforçar a nossa força interior e a explicação é simples: quanto mais nos conhecemos, mais poder temos em distinguir o que de fato é bom ou não para nós. A partir daí as escolhas mais assertivas, o desenvolvimento pessoal e o amor próprio dão o empurrãozinho que falta para ser mais feliz.
  • Mantenha um diálogo interno produtivo – quantas vezes no dia você repete para si mesma que “não vai conseguir”? Pensamentos positivos tem mais poder que uma barra de chocolate quando estamos deprimidas (mesmo que eu ame chocolate tenho que afirmar isso, porque é verdade). Mantenha seu pensamento elevado e alerta para substituir frases negativas por positivas sempre que precisar.
  • Tenha objetivos na vida – quanto mais objetivos temos, mais motivadas nos sentimos. Pense bem: quando você conclui uma meta e não coloca a próxima, como se sente? Provavelmente perdida. Então não deixe de sonhar, estabeleça seus objetivos e trace um plano para chegar até lá! Vai dar certo.
  • Aprenda a dizer não – diga não as pessoas, atividades e coisas que atravancam o seu caminho. Nenhuma de nós é obrigada a conviver com situações destrutivas, que geram ansiedade ou que (pior) vão contra os nossos valores. Quantas “nãos” melhorariam o seu dia?
  • Gaste energia com o que realmente é importante – organize seu tempo com o que verdadeiramente vai fazer diferença no seu crescimento, seja pessoal ou profissional. Tenha um cronograma semanal, tome decisões mais assertivas e mantenha o que é segundo plano exatamente lá, em segundo plano. Esqueça as frivolidades e concentre-se na sua produtividade e controle.

Para mais informações, visite FB @larimoraescoachconsultora ou ligue (051) 99979.8070

Beijos,

Você pode gostar também