Cultura, Decoração, Eventos

EVENTOS | PORÃO 1103 – FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES, por Orson Candido Benedetto

8 de agosto de 2017

Na tarde da sexta-feira, 04 de agosto, fui experimentar algo diferente, e quando desci do carro, na rua General Osório 1103 em Hamburgo Velho, vi que seria bastante agradável. Um endereço em Novo Hamburgo que para os desavisados e que vieram de fora como eu, passaria despercebido, mas que conta um pouco da história da cidade e que, desde maio, mensalmente, começou a abrigar a PORÃO 1103FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES.

Diversos expositores no local, pequenos empreendedores, num clima de comunidade muito forte estavam expondo e vendendo seu trabalho nas mais diversas áreas no salão de piso de pastilhas coloridas hexagonais. Alguns, sem poder estar presente no local, deixavam seus produtos expostos, e num sistema de confiança, as pessoas se serviam e deixavam o pagamento numa caixa junto aos produtos.

Fui apresentado a Maria Ignês, a Neca. Curadora, mentora, visionária do projeto. Confesso que passamos quase três horas conversando e ela me contou e apresentou um pouco da história do espaço e suas aspirações para o futuro. Neste lugar (em que ela mora inclusive), funcionou durante muitos anos, no térreo a Padaria Modelo e no subsolo, o Restaurante Porão. Os detalhes arquitetônicos são incríveis e contam a história do lugar. São Painéis de cimento colorido esculpidos, a adega construída com canos na parede, um painel de uma figueira construída em madeira, e o já mencionado piso de ladrilhos.

Segundo Neca, que é membro da associação de moradores e empreendedores, a ideia é revitalizar, não só o espaço (e para isso ela espera poder contar com investidores e parceiros), mas também revitalizar o seu bairro, fomentar o comércio local e criar parceiros para que todos se beneficiem. Um trabalho social incrível, que deve servir de exemplo para outros bairros da cidade para criar esse senso de pertencimento e comunidade que muitas vezes não é presente.

Para aqueles que a criticam por suas iniciativas, Neca menciona as palavras de seu pai: “Se não está bom, me mostre uma forma melhor! ”. Assim, ela encontrou formas melhores de aproveitar seu espaço criando a feira, buscando parceiros, transformando sua vida e daqueles no entorno. Esse texto, eu sei, deveria ser sobre a PORÃO 1103, mas é muito difícil conhecer as ideias da Neca e ficar sem falar sobre seus projetos e ideias.

Setembro certamente tem mais feira PORÃO 1103, se informe nas redes sociais, vale com certeza a visita, ver e comprar o trabalho dos expositores, apreender um pouco sobre alimentação saudável, degustar e comprar sucos, aprender um pouco sobre a história da nossa cidade (sim, apesar de não ser daqui, após seis anos eu já considero a minha cidade também) enfim, ter uma experiência gostosa. Garanto que você vai gostar.

Mais informações: https://www.facebook.com/porao1103/

 

Você pode gostar também