Saúde & Bem-estar

SAÚDE & BEM ESTAR | PILATES PODE TE AJUDAR A COMBATER O ESTRESSE E A GORDURA LOCALIZADA, POR CRIS MELLO

5 de setembro de 2017

Estamos na era digital, onde um clique liga a TV e a tela do celular nos permite conversar com pessoas do outro lado do mundo. Na geração de filhos que, por insegurança, tem a diversão dentro de casa, muitas vezes conectados ao tablet, computador e vídeo game.

Perceba por quantas horas você, seus familiares e amigos passam sentados em frente ao computador, ou no trânsito, ou até mesmo de pé, fazendo algum movimento repetitivo. Some isto às noites mal dormidas, má alimentação, sedentarismo, e teremos aí a combinação para a liberação do cortisol, hormônio vilão responsável pelo estresse e a gordura localizada.

Quando passamos muito tempo sentados, nossa coluna lombar (região acima dos glúteos), sofre uma carga compressiva de 300% sobre as vértebras.

Não fomos projetados para passar tantas horas em uma única posição, ainda mais se ela for estática e incorreta. Além disto, se não tivermos uma musculatura fortalecida o suficiente para manter a curvatura anatômica da coluna (a conhecida lordose), a dor aparecerá “pedindo” para o seu corpo se acomodar de outra forma. É aí onde tudo se complica: o start para as discopatias, artroses, hérnias de disco (assunto para um próximo post) e também o sinal para o cérebro descarregar cortisol.

Esta descoberta é de pesquisas realizadas em 2013 por universidades dos EUA e Canadá onde comprovou-se que uma pessoa com a coluna “corcunda”, ombros e cabeça caídos, aumentava a liberação deste hormônio aumentada em 25%. Isto é muito significativo! E sério! Pois com o cortisol surgirá aquela gordurinha indesejada que nunca vai embora, não importa a dieta que você faça. E ainda o aumento do estresse, cansaço e a baixa autoestima. Ninguém merece!

A boa notícia é que este mesmo estudo mostrou que uma postura correta estimula a produção de 15% a mais de testosterona, o famoso hormônio masculino que também está presente na mulher. É dele que vem nossa energia, vigor e autoestima.

No Pilates, o foco do método é devolver toda esta “vida” ao corpo e à mente, fortalecendo e alongando músculos profundos que dão sustentação à coluna. As dores vão diminuindo e tendem a desaparecer pelo reequilíbrio muscular e articular.

E como o Pilates é para o dia-a-dia, veja dicas para fazer agora mesmo na posição que estiver:

  • Comece “sugando” seu abdome para dentro (se você é mulher, imagine um espartilho; se você é homem, um cinturão de boxe, envolvendo e afirmando o abdome e a lombar);
  • Imagine crescer sua coluna em 2cm. O topo da cabeça vai para longe, alongando a coluna;
  • Abra um “sorriso largo” com os ombros, afastando-os das orelhas. Um sorriso no rosto também fará muito bem!
  • Olhe na linha do horizonte.

Agora tente manter esta posição sem grande esforço, naturalmente. No início pode ser desconfortável, mas aos poucos o seu corpo irá reconhecer esta postura e reforçará os músculos necessários para te manter assim por mais tempo, liberando hormônios do bem!

Cuide de si e tenha uma vida plena e sem dor!

Até a próxima!

 

Você pode gostar também