Saúde & Bem-estar

SAÚDE & BEM ESTAR | ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A “QUEIMA” DE GORDURAS, POR ALINE FURLAN

28 de setembro de 2017

Já foi dada a largada para ficar em forma para o verão!

Como o tempo até lá é curto, algumas pessoas apelam à dietas drásticas, remédios ou suplementos na esperança de que aconteça a mágica da perda de peso e redução de medidas instantâneas.

Um recurso frequentemente utilizado são os suplementos termogênicos, mais conhecidos popularmente como suplementos para “queimar” gordura. Seus fabricantes os promovem como soluções milagrosas para redução de peso, já que em sua composição contém substâncias que estimulam o aumento do metabolismo, a redução da absorção de gordura ou a mobilização dela para ser utilizada como combustível.

No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre a sua eficácia e efeitos para o seu corpo. Até porque quando você acelera seu metabolismo, você não aumenta apenas o seu gasto energético, mas todo o conjunto que envolve seus órgãos vitais.

Se você achar mais conveniente seguir por esse caminho, melhor optar por suplementos naturais que tem sua eficácia comprovada cientificamente.

Veja alguns deles:

Cafeína: muitos dos suplementos comerciais utilizam a cafeína que é um estimulante do SNC (Sistema Nervoso Central) como componente termogênico. No entanto, para aproveitar seus benefícios você não precisa utilizar um suplemento, pois pode ser encontrada no café, chá verde, entre outros. Ao beber uma xícara de café forte, por exemplo, você obtém um efeito termogênico de maneira mais saudável.

Extrato de Chá Verde: é a forma concentrada de chá verde que fornece em pó ou cápsula seus benefícios. É rico em cafeína (substância estimulante do SNC) e galato de epigalocatequina (substância antioxidante). Esses dois compostos se complementam e podem ajudar na mobilização de gordura através da termogênese que é um processo em que o corpo intensifica a utilização de calorias para gerar calor e, consequentemente, mais energia.

Fibra Solúvel: as fibras contidas nos alimentos que ingerimos podem ser solúveis e/ou insolúveis. A fibra solúvel mistura-se com água no trato digestivo e forma uma substância viscosa que se assemelha a um gel. Ela pode ajudá-lo a “queimar” gordura reduzindo seu apetite porque aumenta o volume do bolo fecal, consequentemente, intensifica a sinalização para a produção de hormônios da saciedade e diminuição de hormônios da fome. Ainda, interferem no processo de absorção e assimilação dos alimentos, ajudando na “queima” de gordura por reduzir a quantidade de calorias que serão absorvidas dos alimentos. A fibra solúvel é encontrada em alimentos integrais e vegetais e, também em suplementos. Contudo é importante certificar-se da qualidade do suplemento, pois alguns não oferecem o que prometem.

Proteína em Pó: nem sempre através da dieta alimentar é possível obter a quantidade ideal de proteínas sem ingerir junto a gordura dos alimentos que são suas fontes. Então os suplementos de proteína em pó são uma opção interessante para aumentar a ingestão de proteínas sem adição de gordura. A ingestão de proteína pode ajudá-lo a mobilizar gordura, aumentando o metabolismo e diminuindo o apetite já que reforça a produção de hormônios de plenitude, enquanto reduz os níveis dos hormônios que estimulam a fome. Ainda, preserva a massa muscular por estimular a utilização das gorduras como forma de produção de energia. Entre as opções estão os pós de soro do leite, de caseína, de soja, de ovo, entre outros. No entanto, é essencial escolher um suplemento de proteína com baixo teor de carboidratos e aditivos, especialmente se você quer perder peso. O ideal é que os suplementos de proteínas substituam lanches ou parte de uma refeição.

As substâncias termogênicas podem também ser encontradas em outras fontes alimentares como: gengibre, pimentas de todos os tipos, canela em pau ou , cúrcuma, açafrão, anis-estrelado, chá de hibisco, entre outros.

Existe no mercado uma quantidade significativa de suplementos termogênicos. Em contrapartida, eles tem limitações e podem causar efeitos colaterais indesejáveis. Se, mesmo assim optar por utilizá-los procure a orientação de um médico ou nutricionista. No entanto, sempre que possível, prefira utilizar termogênicos naturais, ou seja, presentes nos alimentos que são suas fontes, aliados à uma rotina alimentar equilibrada e prática de atividade física regular. Tenha em mente que, NÃO EXISTE uma “pílula mágica” para resolver seus conflitos com seu corpo e que o mais importante é alcançar seus objetivos sem descuidar de sua saúde.

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