Tecnologia

TECNOLOGIA | O APLICATIVO MAIS EFICAZ QUE A PÍLULA, POR CAROLLYNE SPINDLER

16 de outubro de 2017

Elina Berglund  é PhD em física e ganhadora do prêmio Nobel por ter feito parte da equipe que descobriu o Bóson de Higgs – a famosa ‘partícula de Deus’. Quando decidiu dar um tempo na pílula, Elina dedicou seu conhecimento à criação de um método natural para acompanhar seu ciclo menstrual e seus dias férteis. Em parceria com o marido, o também PhD em física Raoul Scherwitzl, e uma equipe de cientistas, ela desenvolveu o Natural Cycles –  um aplicativo que utiliza algoritmos para analisar diversos fatores – sendo o principal a temperatura corporal –calculando com precisão quais são os dias do mês em que a mulher pode engravidar.

Testes com cerca de 4 mil mulheres demonstraram que apenas 5 a cada mil engravidaram por problemas de cálculo do algoritmo, uma taxa de falha de apenas 0,5. No ‘pearl index‘, o índice mais comum para medir a eficácia de um contraceptivo, o app teve resultados melhores do que a própria pílula. Outra garantia que tranquiliza: o Natural Cycles é o único aplicativo certificado como método contraceptivo. Ele leva a marcação CE, indicativo de conformidade obrigatória para comercialização de diversos produtos no Espaço Econômico Europeu, e certificação ISO.

Funciona da seguinte forma: todos os dias, em um horário específico, a mulher deve medir a temperatura corporal e anotar os dados no app. “O ciclo tem duas fases: na primeira, que se chama folicular e vai até por volta do 14º dia, a temperatura é mais baixa. Depois da ovulação, ela pode variar de 0,2ºC até 0,4ºC”, explica Scherwitzl. A partir desses dados, além da data da menstruação e outras informações, o app ‘entende’ o ciclo, inclusive possíveis variações dele, e calcula os dias férteis.

Mulheres com rotinas pouco regradas ou desorganizadas não são o público ideal do aplicativo. É preciso incorporar a medição de temperatura no dia a dia, respeitando horários com rigidez e tomando cuidado com possíveis interferências, como o uso de hormônios, febre, falta de sono e excesso de bebida alcoólica, por exemplo.

A nova tecnologia do Natural Cycles pode ser utilizada como uma saída à contracepção hormonal, e pode também auxiliar quem quer engravidar. Através dela é possível saber com precisão quais são os dias em que poderá haver fecundação.

A utilização do app é uma alternativa comprovada às formas convencionais de evitar a gravidez, e também instiga as mulheres a tomarem maior conhecimento sobre seus próprios corpos. A possibilidade de substituir medicamentos por tecnologia pode gerar receios, mas é apenas uma questão de adaptação!

Saiba mais sobre o Natural Cycles (tem site em português!):

https://www.naturalcycles.com/pt

Você pode gostar também