Viagem

ESPECIAL DESTINOS | OKTOBERFEST DE MÜNCHEN, por Everton Vianna

17 de outubro de 2017

Fazendo um breve roteiro para desbravar Portugal com um casal de amigos, eis que coincide com a tradicional festa alemã a Oktoberfest de München, que inicia sempre no sábado após o dia 15 de setembro as 12:00 horas com a cerimônia de abertura chamada ” O’ Zapft is “, termina duas semanas mais tarde no primeiro domingo de outubro.

Sobre a história e origem da Oktoberfest, no dia 12 de outubro de 1810 o Príncipe Herdeiro Luis, que depois tornou-se Rei Luis I casou-se com a Princesa Teresa Da Saxônia Hildburghausen. A festa real teve a presença de todos os cidadãos de München nos campos em frente à porta da cidade, no evento houve uma corrida de cavalos que foi repetida nos anos seguintes, dando continuidade e origem a Oktoberfest. Hoje não ocorre mais esta corrida e vou contar a minha experiência desta festa que é a mais popular na Bavária.

Decidimos que daríamos uma “passadinha” para conhecer a Oktoberfest, então começamos a pesquisar hotéis, como deixamos muito próximo da data e a rede hoteleira estava praticamente lotada (reservem com antecedência), entrei em contato com uma amiga Alemã que reside em München, que indicou uma outra amiga que teria um apartamento disponível para alugar, pagamos 50 euros por pessoa por noite, ficamos com o apto todo, bem localizado e organizado, mesmo assim München é uma cidade grande e se tem acesso a tudo de ônibus e metrô (U’ Bahn) que em seguida conto de uma aventura sobre tal.

No primeiro dia fomos conhecer o centro da cidade e as principais cervejarias que estão por lá, iniciando o aquece para o dia seguinte.

No segundo dia acordamos eufóricos, pegamos o ônibus que nos levou até a estação do U’ Bahn, estes tickets do metrô vou falar que é a única coisa difícil na Alemanha, pois são muitas opções, que vão por regiões, zonas e trechos…. Nossa!!!!, para não ter ERRO (vou deixar em letra maiúscula) compramos o ticket para grupo que pode ser utilizado por até 5 pessoas e que fazia a zona onde é o parque, ao custo de 12,40 euros. (PS: O ticket de grupo é válido para grupo, meus amigos foram embora antes e eu acabei ficando, na saída da Oktober não passou na minha cabeça comprar o ticket individual, acabei sendo detido por duas horas por não estar com o bilhete em mãos, então deixo a dica hehehe).

No U’ Bahn – animados – é lindo de ver todos com os tradicionais Dirndl (vestido usado pelas mulheres) e o Lederhosen (vestimenta masculino), 90 % dos 6 milhões de pessoas que frequentam anualmente a festa usam estes trajes, eu fui de preto básico e na festa comprei o chapéu para entrar no clima.

Chegando ao parque, é possível ver, e o que mais encanta em toda a Alemanha, a organização, as pessoas são educadas, não tem empurra, tumulto ou qualquer coisa do tipo, todas as pessoas são revistadas e quem levar bolsa maior ou mochila tem que deixar em um container armário localizado em frente ao portão principal ao custo de 5 euros por peça. O Acesso não tem custo algum e há um grande parque de diversões, tendas com venda de produtos típicos e comidas que se distribuem por todo o parque do evento.

Cada marca de cerveja possui um pavilhão (pensa no tamanho) e cada um quer ter a decoração mais bonita e obviamente atrair o maior número de visitantes e consumidores, passamos por todos, mas dois que nos conquistaram mais, o pavilhão da Hacker-Pschorn apesar de imenso era muito acolhedor, com uma temática de céu e nuvens (que muitos chegam até lá kkk) e o que mais gostamos foi o da Hofbrau Festzelt a decoração era toda da flor do lúpulo que possui um cheiro bem característico e promove uma experiência olfativa também.

Na Hofbrau encontramos uma cerveja que é adicionada limão (Radler) ao custo de 11 euros e a normal 9 euros, tendo o local a bebida escolhida chegou a hora de participar e curtir de fato o motivo pelo qual se estava ali, para comprar o caneco de cerveja (1 litro) precisamos estar sentados, nada de bagunça aliás estamos na Alemanha hehehe, as mesas são grandes, compartilhadas o que permite você conhecer pessoas do mundo inteiro, escolhemos uma mesa ao lado do palco que passa o dia revezando bandas, tocando músicas típicas e em alguns momentos músicas internacionalmente conhecidas. De tempo em tempo para tudo e começa o brinde, a banda puxa e caso você não saiba, logo vai aprender a cantar…

Ein Prosit, ein Prosit

Der Gemütlichkeit

Ein Prosit, ein Prosit

Der Gemütlichkeit

Ein, Zwei, G’sufa

Canecos ao alto, brindes fortes, beber e abraçar o amigo ao lado que você já fez, este é o espírito da Oktoberfest uma festa saudável frequentada por pessoas de todas as idades que estão ali com a intenção de se divertir e brindar a vida.

 

Everton Vianna

 

Pai do Léo e da Victoria, proprietário do EV Hair Lounge, apaixonado por gastronomia, viagens e pessoas.

Você pode gostar também