Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NOS NEGÓCIOS, POR LARISSA MORAES

31 de outubro de 2017

 

Você já observou que uma empresa que busca ganhar mais deve colocar atenção ao planejamento estratégico?

O planejamento estratégico está relacionado às questões organizacionais. É quando os gestores devem olhar para a empresa com um olhar mais empreendedor, passando a discutir nesse nível estratégico quais os próximos passos a serem dados para alcançar o que deseja.

Que tal aplicar essas 5 dicas de como fazer o seu Planejamento Estratégico para os próximos meses??

Afinal 2018 promete um crescimento grande! Então esteja preparado!

1) Defina a filosofia estratégica da empresa: MISSÃO, VISÃO E VALORES/PRINCÍPIOS estão nesse item. É importantíssimo que uma organização consiga definir de forma clara essas informações, pois ela tem alto valor no processo de tomada de decisão futuro.

Em tempo – MISSÃO: é a razão de existir da escola, seu propósito fundamental que norteia todas as ações. Ex.: Missão do Bebê Alerta – Conectar pais e escolas para promover a segurança das crianças e a interatividade entre todos.

VISÃO: representa o futuro deseja para a organização. A visão pode mudar ao longo do tempo e é criada para um período determinado, como algo a ser alcançado nesse tempo. Ex.: Visão da Kopenhagen – “Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas”.

VALORES/PRINCÍPIOS: são o norte que serve de guia das atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas na instituição, de modo que sejam executados no dia a dia. Ex.: Respeito, Confiança, Empreendedorismo, Inovação.

2) Defina os objetivos estratégicos: baseado na visão estabelecida anteriormente, faz-se necessária a definição dos objetivos. Eles são as metas globais e amplas do que a empresa tem que buscar alcançar nos próximos meses ou anos para alcançar a sua visão. É interessante usar verbos para começar a definição dos objetivos.

Alguns exemplos:

Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;

Reduzir os custos produtivos em 15%;

Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%;

3) Defina as metas: elas são os objetivos táticos, divididos por áreas na empresa, são divisionais, mensuráveis.

Exemplos:

  • Garantir o número mínimo de 55 matrículas novas anualmente;
  • Garantir que não haja insatisfação dos clientes em relação às nossas entregas;
  • Garantir que 100% dos profissionais da empresa tenham formação;

4) Definir o Plano de Ação: o plano de ação ou objetivos operacionais são, na verdade, as ações que serão tomadas para atingir as metas. É um passo a passo para as atividades diárias irem ao encontro do que a instituição espera ser ou alcançar.

  • Implantar um plano de marketing para atingir um novo público;
  • Implantar um sistema de qualidade total;
  • Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

5)  Elabore o orçamento: o orçamento empresarial é fundamental para a execução de qualquer plano. Ele é o planejamento estratégico traduzido em números.

Seguindo nosso exemplo, no Orçamento, as metas de faturamento vão se tornar Projeções de Vendas, as metas de capacitação dos funcionários vão refletir nas Projeções de Despesas Operacionais, a implantação do plano de marketing se tornará um Investimento Operacional, as melhorias dos processos produtivos terão impacto direto sobre a Projeção de Custos Produtivos e assim por diante.

Desta forma, sua empresa possuirá um plano completo de quanto precisa faturar, quais são os limites de custos e despesas que precisa respeitar, quais investimentos precisa realizar e pode acompanhar os números ao longo do ano, verificando se está caminhando para alcançar sua visão ou se precisa de algum ajuste na operação. Chamamos isto de Acompanhamento e Controle Orçamentário.

Tudo isso alinhado ao seu projeto inicial de negócio lhe trará uma visão muito mais ampla de como proceder, quais os cenários poderá enfrentar e quais as soluções podem ser implantadas de forma rápida sempre que necessário.

Quer mais alguma ajuda? Conte comigo!

Você pode gostar também