Eventos

EVENTOS | 20ª HAMBURGERBERG FEST

16 de novembro de 2017

O bairro mais tradicional de Novo Hamburgo recebe novamente a Hamburgerberg Fest, que completa sua vigésima edição em 2017 e celebra as diferentes expressões culturais. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, e contará com mais de 100 expositores de diversos segmentos, além de atrações culturais como música, artes, passeios guiados pelo bairro, museus abertos à comunidade, cinema de rua e um jardim de artes plásticas. Confira aqui o serviço da festa e os principais destaques da programação.

Créditos Tânia Goulart

Neste ano, a Hamburgerberg Fest dá ainda mais espaço para manifestações culturais de nosso bairro e município. Confira algumas delas:

O personagem Velho Burgo, que trará muitas histórias do nosso bairro!

VELHO BURGO

“a arte da palavra”

A partir da próxima edição da Hamburgerberg Fest você terá a oportunidade de conhecer o Velho Burgo: a idealização de um personagem que contará histórias do nosso bairro. Ele foi pensado há mais de cinco anos por um grupo criativo que se encontrava no espaço da Blend Coworking, no Centro do município. “A ideia é ter uma referência para contar histórias na cidade como uma forma de resgate que contribui para a formação da nossa identidade e conceito de cidadania”, completa o vice-presidente da AME, Deivid Schu.

A arte de transmitir histórias não é de hoje. Ela está presente desde a existência da fala humana para repassar conhecimentos e acontecimentos relevantes. “Durante esse longo tempo, as histórias foram transmitidas oralmente e se constituíram na fonte cultural de todo o povo grego”, diz Paulo Bocca Nunes, professor, escritor e contador de histórias – responsável pela construção do personagem. Para Nunes, a história oral ainda é muito importante, pelo fato de que desta maneira podemos encontrar novas histórias, fatos, parte do imaginário e da cultura local, além de que, mesmo com todas as tecnologias que possuímos hoje, a narração e a presença de um contador de histórias é muito importante para transmitir conhecimento, cultura e história.

A AME Hamburgo Velho abre os braços e ouvidos e recebe os moradores (e antigos moradores) para nos contar as histórias vividas em nosso bairro. “Queremos manter a memória viva e possibilitar que as pessoas possam se apropriar do Velho Burgo, mas também promover espaços de rodas para se contar histórias nos eventos do bairro, formação de professores para uso em sala de aula e capacitação de empreendedores do bairro que poderão transmitir aos outros um pouco de nós”, finaliza Schu.

“Podem ser histórias contadas desde os primeiros moradores de um bairro, por exemplo, e foram transmitidas aos nossos filhos e netos, e depois aos seus filhos e netos, até chegar a nós. São histórias que nem sempre encontramos nos livros, mas tem a mesma importância para as novas gerações”

Paulo Bocca Nunes

Jardim de Artes

As expressões artísticas serão destaque nesta edição da festa. Além de diversas atrações musicais e apresentações de dança e intervenções cênicas, teremos o Jardim das Artes, com exposições de artes visuais. A curadoria ficará a cargo de Ana Hauschild, que trará artistas como Joel Reichert, Regis Bondan, Leonardo Lessa, Marciano Schmitz, Moni Fischer, Ita Kirsch, Bala Blauth, Andrea Hilgert, Lilian Brandenburger, entre outros, assim como o projeto Mentes Coloridas com o artista Mai Bavoso.

Jardim das Artes – Créditos Jacira Dias

 

Cinema de Rua

Após o sucesso da edição passada, o projeto Aida tem cinema em Hamburgo Velho retornará na programação. O nome do projeto faz referência ao Cine Aida, pois ocorre em frente ao antigo espaço que sediou o primeiro cinema da cidade.Os filmes exibidos serão do acervo da Fundação Scheffel, datados das décadas de 20, 30, 40 e 50, que retratam os costumes da época de nosso bairro e região, também serão exibidos o webdocumentário Für Immer (Para Sempre) que celebra os 193 anos da imigração alemã na região e o documentário Movimentos – 90 anos de Novo Hamburgo.

Cinema de Rua – Créditos Jacira Dias

Concurso de fotografia #EuAmoHamburgoVelho

Com o objetivo de captar impressões sobre o bairro a partir do olhar fotográfico, o concurso contará com uma comissão julgadora composta por renomados fotógrafos, como Ita Kirsch, Simone Blauth, Joel Reichert, Isa Reichert e Alceu Feijó. O regulamento do concurso é possível acessar através do link disponibilizado na página do evento no Facebook. As 10 fotos finalistas terão um espaço de exposição durante o evento e os três primeiros colocados na modalidade comissão julgadora e o primeiro na modalidade voto popular receberão livros de fotografia e arte. O concurso conta com o apoio da Molduraria Isamold Store, que também receberá a exposição após a atividade.

Programação musical

Com uma extensa programação, a Hamburgerberg Fest contará com diversos estilos musicais, desde as raízes da nossa tradição até o rock. Entre as atrações está a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) e a MusikkapelleFeevale. No sábado, Chaisebrothers e fecha a noite no baile a céu aberto. No domingo a Banda Valente encerra a programação musical. Outras atrações ainda serão confirmadas no decorrer do mês e anunciadas na página do evento no Facebook.

Visita guiada

Para contemplar e conhecer as belezas de nosso bairro, o evento contará com visitas guiadas, feitas pela Diretoria de Turismo de Novo Hamburgo e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (Regional Vale do Sinos). Os tours (ou passeios) ocorrerão a pé pelo Centro Histórico e visitarão espaços de destaque na história da formação do município.

As inscrições para as visitas guiadas são gratuitas e podem ser feitas durante o evento.

Visitas Guiadas – Créditos Tiago Heckler

 

Sobre a Hamburgerberg Fest

A festa, que teve a sua primeira edição na década de 90, tem como característica o resgate das antigas tradições alemãs trazida pelos imigrantes e a abertura de um espaço para manifestações culturais que se desenvolveram na era moderna do bairro. Além disso, o evento tem o objetivo, desde os seus primórdios, de contemplar a riqueza do patrimônio histórico do bairro, e que hoje é tombado nacionalmente.

INFORME

O que: 20ª Hamburgerberg Fest

Onde: Centro Histórico de Hamburgo Velho (rua General Daltro Filho e Dr. Maurício Cardoso)

Quando: 25 e 26 de novembro

Sábado: das 11h às22h

Domingo: das 11hàs 21h

* Em caso de chuva o evento será automaticamente transferido para o final de semana seguinte.

Realização: AME Hamburgo Velho e Fundação Scheffel

Produção Executiva: Imago Produtora

Patrocínio: Openfield, Doctor Clin e Colorgraff

Apoio Institucional: Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo e Pro Targert

 

PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo a programação completa do evento

– Programação permanente

Sábado e domingo das 11h às 19h

// Exposição de carros antigos

// Exposição de cartazes da HamburgerbergFest

// Exposição do Concurso de Fotografias #euamohamburgovelho

// Jardim das Artes: exposições de artes visuais

// Museus Abertos: Casa Schmitt-Presser e Fundação Scheffel

// Passeios guiados pelo bairro

// Espaço Kinder: pintura de rostos, atelier de arte, espaço com oficina de confecção de brinquedos e brincadeiras lúdico-pedagógicas

// Espaço Pet

// Feira de artesanato, antiguidades, colecionáveis, brechós e produtores rurais

// Praça de alimentação

 

Programação especial:

 

Sábado – 25 de novembro

11h – Abertura das feiras de artesanato, gastronomia, antiguidades, colecionáveis, brechós, carros antigos e Jardim das Artes

11h15 às 16h30 – Apresentações de grupos de danças folclóricas, grupos de canto coral, grupos instrumentais e intervenções cênicas no palco e circulando pela festa

12h às 18h – Museus abertos e exposições de fotografias e cartazes

14h30 – Visita guiada pelo Centro Histórico e Hamburgerberg Fest

16h – Abertura oficial da 20ª Hamburgerberg Fest

17h – Shows de bandas locais

19h – Concerto da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo

20h às 22h – Show baile a céu aberto Chaisebrothers

 

 Domingo – dia 26 de novembro

11h – Abertura das feiras de artesanato, gastronomia, antiguidades, colecionáveis, brechós, carros antigos e Jardim das Artes

11h130 às 16h – Apresentação da Novo Hamburgo Blaskapelle da OSNH e bandinha alemã circulando pela festa

14h – Museus abertos e exposição de cartazes e fotografias

14h30 – Visita guiada pelo Centro Histórico e Hamburgerberg Fest

16h45 – Encerramento oficial da 20ª Hamburgerberg Fest e entrega da premiação do Concurso de Fotografias

18h – Shows de bandas locais

19h30 – Show Banda Valente

20h30 – Cinema de rua

 

EDITORIAL

Presidente da AME: Volnei Ferrari

Secretário: Maria Ignes Schemes Heckler

Jornalista: Nahara Eckhard

Responsável pelo Informativo: Deivid Schu

Curta a página no Facebook: AME Hamburgo Velho

Você pode gostar também