Viagem

ESPECIAL DESTINOS | DONGGUAN – CHINA, POR NATÁLIA MATTE

8 de dezembro de 2017

Vim morar na China, na cidade de Dongguan pelo trabalho do meu padrasto, que veio para cá há 9 anos. Depois de um tempo minha mãe e minha irmã também vieram. A primeira vez que vim para cá em 2012, fiquei 45 dias, mas infelizmente não me adaptei à cidade. Tive a oportunidade de ir novamente em janeiro de 2017 nas minhas férias, e tomei um choque em ver como tudo aqui é bom e como estava diferente. Passados alguns meses no Brasil, minha rotina mudou, e então surgiu a oportunidade de retornar a essa cidade maravilhosa, que me conquista cada dia mais, nestes quase 4 meses que estou aqui. Dongguan tem uma das maiores comunidades de Brasileiros na China.

Adaptação

Minha adaptação aqui na China foi maravilhosa, tive ajuda de muitas amigas e conhecidos da minha família, fui muito bem acolhida por todos. Hoje em dia, temos vários mercados importados que facilitam muito, para pessoas como eu, que não tem a coragem de encarar os pratos chineses. Tem vários restaurantes americanos, italianos e brasileiros! A única coisa que não pode faltar na mala de um gaúcho que vem morar aqui, é a nossa erva mate. Temos acesso a quase tudo, e o que não podemos ter acesso, utilizamos o nosso amado VPN, pois é somente com ele que conseguimos ter acesso a aplicativos Bancários, What’s App, Instagram, Facebook, Gmail, Netflix, Youtube entre outros, inclusive estamos passando por varias mudanças, pois o Governo Chinês está tentando trancar esses tipos de acessos.

Benefícios de morar em Dongguan

New Garden – Condomínio

A segurança, sem dúvidas é o melhor e maior benefício encontrado aqui, nossos policiais não utilizam armas, temos guardas e policiais em toda parte, é impossível se sentir insegura aqui, inclusive muitas vezes andamos na rua de madrugada, quando saímos de um bar e vamos para o outro, na maior tranquilidade. Confesso que quando cheguei aqui, e estava sozinha na rua, escutava barulho de pessoas próximas, já puxava a bolsa ou colocava o celular em lugar seguro, com medo que pudesse acontecer alguma coisa. É óbvio que existe um número de furtos aqui, mas é muito baixo e raro de acontecer.

Temos também o querido Taobao, aplicativo que tem uma infinidade enorme de produtos. O que você pensar que precisa, o Taobao tem, a única coisa que às vezes complica: a busca nele, mas com o tempo pegamos o jeito. Além de ser super ágil, o Taobao tem entrega todos os dias, aqui não existe essa coisa de dias úteis, param somente nas datas comemorativas deles, fora isso, “todo dia é dia”. O pagamento dele pode ser feito de duas maneiras, uma conta vinculada do banco ou sua carteira do Wechat (esse é o outro queridinho, já falo mais sobre ele), lembrando que todos os pagamentos aqui são no débito, não temos aquela escolha de deixar para o mês que vem.

Entregas do Taobao

Sobre o app Wechat, além de mensagem de texto, grupos de bate-papo, ligações de áudio e vídeo, ainda é possível ter uma linha do tempo com fotos e comentários como se fosse um Instagram, onde as pessoas podem igualmente curtir e comentar. Além disso, é uma ferramenta muito prática até para fazer pagamentos e receber transferências, só é preciso ter bateria no seu celular, pois todos os comércios aceitam pagamentos via Wechat. É fácil, é rápido, é prático! Pode-se fazer a transferência para a pessoa, ou ler o código QR, ele pode também estar vinculado com o cartão do seu banco local, e usar os fundos do banco ou se desejar transferir o dinheiro recebido via Wechat e sacar com o cartão do seu banco, usando apenas o app. Inclusive vários restaurantes já dispõe do menu online em uma “assinatura” dentro do aplicativo, podendo você escolher, pedir e pagar através do seu celular, vários mercados também já prestam esse tipo de serviço, você liga, ou chama no bate papo, faz o pedido, em seguida chega a mercadoria e você escolhe se quer pagar pelo Wechat ou em CNYYuan Renminbi moeda local.

Dongguan

A rotina da cidade é um vai e vem sem parar!! Aqui as coisas funcionam todos os dias, não existe “hoje é domingo, o mercado não abre” entre tantos outros serviços, normalmente as coisas abrem um pouco mais tarde ou muitas vezes iguais ao nosso comércio do Brasil, porém o horário de fechamento é sempre mais tarde, já tive o prazer de fazer uma massagem relaxante em um domingo às 23:30, já fui no mercado buscar mercadorias à meia noite. Os chineses são muito acolhedores, tem aquele chinês que vai fazer de tudo para entender o que você precisa, como tem aquele que vai te deixar falando sozinho. Como em todo lugar do mundo, mas no geral eu só tive experiências positivas com eles, mas já ouvi relatos de próximos que já tiveram os seus problemas, mas no geral são pessoas bem carentes e ficam felizes em poder passar os conhecimentos deles para os brasileiros, inclusive existem vários chineses do comércio que já sabe falar algumas coisas em português, para facilitar a venda.

Taxi

Em relação à alimentação, existem comidas maravilhosas, e há outras bem mais exóticas que não conquistam a todos os paladares ocidentais. Eu por ser nova por aqui e não querer me aventurar demais ainda, optei por arroz ou massa frita! E se for como eu sugiro de não esquecer de pedir sem pimenta, pois mesmo com pouca, para algumas pessoas já é forte. Mas têm também alguns restaurantes brasileiros, o Boteco Brasil, São Paulo Restaurante, BB Restaurant, uma churrascaria dentro do Tangla Hotel Dongguan. Esse restaurante é comandado por um chef brasileiro e para finalizar temos também o Latim, outra churrascaria na cidade. Mas se sentir falta de uma pizza, tema Pizzeria Calzone, que além de pizzas, tem a venda de pães e massas. Tem o restaurante italiano o Maccheroni, com um ambiente delicioso e comidas maravilhosas. E chegou por fim, o meu favorito, se alguém for como eu que adora uma comida oriental, mas não quer uma comida chinesa temos o THAI BASIL, um restaurante Tailandês com ótima comida.

Thai Brasil

Evento do dia 20 de Setembro

Encontros com Churrasco

 

Quando o assunto é passeio ou visitas, é importante conhecer o Qifeng Park (parque da bola, nome que os brasileiros deram para o parque). É um lugar gigante com uma beleza encantadora, desconheço alguém que não ame aquele lugar, e o motivo do nome ser parque da bola, é porque depois de caminhar uma hora e subir muitas escadas, você chega na bola, e quando chega lá tem uma vista indescritível.

Subida da Bola

Vista da Bola

O South China Mall – um dos maiores shoppings do mundo, apesar de não ter tantas lojas de comércio, tem muitos brinquedos e games, quem gosta de aventuras é um ótimo lugar para conhecer.

O Dongguan’s People Zoo, é nosso zoológico tem uma quantidade de animais muito grande, e a variedade de bichinhos é enorme!

Palm Valley Waterpark, nosso famoso parque aquático! Além de vários tobogãs, existe uma piscina de onda, e as ondas não são pequenas, tem onda grande lá viu.

Contamos também com alguns bares que eu particularmente adoro!! Fazer happy hour que no final acaba sendo de bar em bar, aqui é muito normal no final do dia amigos se encontrarem para dar uma relaxada. Os lugares que mais frequento é One For The Road pub inglês. Tem também o Liberty que produz algumas cervejas artesanais. O Holly’s que normalmente depois da banda, os djs são os clientes, e é neste momento que aproveitamos para colocar nossas músicas brasileiras. Não há como deixar de mencionar o Murray’s pub irlandês, que é basicamente sagrado uma passada na quinta feira, rola tipo um Karaokê e sempre tem aqueles brasileiros que vão lá e mostram suas habilidades e quando o pessoal está sem limites acabamos no Hollywood que é o bar que fecha mais tarde, pois a maioria desses citados terminam por volta das 03h.

Tem tantas coisas para se fazer por aqui. Muitos tem uma imagem errada da China, não imaginam nem um terço das maravilhas que existem aqui. Sempre disse que para dar uma “baqueada” seria entrar em uma rua estreita com várias lojas. O dia que fui conhecer não consiga acreditar que aquela rua havia tantas mercadorias e opções, é claro muitas com uma qualidade péssima, mas a experiência é ótima.  Mas sem dúvidas conhecer os parques que temos, são lugares que recarregam as energias, e não passe reto se ver vários chineses com uma caixa de som, espere e pare e olhe suas danças e aquecimentos, é incrível o que eles fazem com os seus corpos.

Park

Park

Praça

Não aceite sair de Dongguan sem ir ao nosso famoso FEDE – FEDE, também foi um nome dado por Brasileiros e lá realmente o cheiro é forte na parte da carnes e peixes, ele lembra muito o nosso mercado publico de Porto Alegre, porém tem algumas partes que a venda de carnes ainda são pedaços sobre uma mesa de madeira. Assim como existe a venda fresca de peixes, eles ficam em aquários e a pessoa pode escolher o que quer. Mas se não quiser nenhuma dessas opções, tem os freezeres com os congelados de outros países. Tem a parte dos alimentos, verduras e saladas, nessa área a fartura é grande, pois a qualidade e a variedade é demais.

Fedi

Fedi

Fedi

Fedi

Fedi

Fedi

Fedi

Fedi

Agora se você esta procurando uma costureira, um sapateiro, precisa de um chaveiro, ou uma lembrança para dar de presente, você também encontra lá… O que mais me encanta desse lugar são as flores –  impecáveis  – uma mais linda que a outra em todas as cores, formatos e cheiros, desde lindos buquês a flores em vasos ou temperos, rosas, cravos, lírios, e as mais lindas e as minhas favoritas são as orquídeas!

E se vier e precisar de algum serviço de salão de beleza, pode me chamar, eu e minha mãe trabalhamos juntas e fizemos todos os procedimentos de salão, caso queira saber mais sobre nosso serviço e acompanhar um pouco mais das coisas que acontecem por aqui nessa área, o nosso instagram é @tucanoronhahairdresser.

A China é maravilhosa, mas a saudade pesa por aqui.. Da família e daqueles amigos que já fazem parte da família. Essa é uma das coisas que mais pesa, quando a saudade bate, ou quando vem uma lembrança, uma data comemorativa ou até aquelas momentos que não são muito agradáveis, mas são neles que um abraço muitas vezes vale mais do que qualquer mensagem mandada ou palavra dita.

Espero que gostem das dicas, e da minha história aqui em Dongguan.

 

 

Natália Matte

Gaúcha, Gremista, Geminiana, vivendo e desbravando a China, (job) calce Zara, (hobby) Micropigmentadora de Microblading e auxiliar de Cabeleireira 💙

Você pode gostar também