Saúde & Bem-estar

BEM ESTAR | MOVIMENTE-SE: FAÇA PILATES, POR ANA MONACO SCHMIDT

9 de janeiro de 2018

É com muito prazer que estarei aqui com vocês falando sobre atividade física; seguidora e especialista no método Pilates há 18 anos – pela Physio Pilates – com foco na reabilitação e fitness, proprietária da Eco Pilates, situada em Novo Hamburgo.

Começarei com uma reflexão sobre a evolução do movimento humano nas nossas vidas.

Vida é movimento, vitalidade, é sinônimo de capacidade de movimento.

O corpo nasceu para exercer suas funções de movimento. O ser humano nasceu nômade e mantinha sua saúde no exercício de captar o seu alimento. Nesse ciclo de caçar ou colher para comer se locomovia e movimentava seus músculos.

Na sequência evolutiva, aprendeu a plantar e armazenar para sobreviver as intempéries, mantendo ainda suas funções físicas. As atividades agrícolas garantiam ao homem saúde a partir da lida na lavoura.

E assim segue a evolução da humanidade, chegamos no período da industrialização, onde começamos a nos mover menos, depois vem a tecnologia e hoje somos uma sociedade de sentados, afastando-nos da natureza e do movimento.

Parece incoerente, mas se mantém a regra. A natura protege e beneficia a quem mais necessita. Se assim não fosse, os mais desabonados estariam no maior desespero.

O gari que corre ao longo da avenida recolhendo os detritos da sociedade esbanja condicionamento físico em relação ao funcionário do escritório, que produz os detritos. Nossos filhos, repletos de proteção se tornam obesos e frágeis, passando seus dias a observar o mundo pela imagem da televisão, smartphones, etc, ao passo que o raquítico pivete por sua destreza frequentemente dribla o policial.

E cumpre-se o ciclo: o individuo se esforça para ter coisas e sentir-se seguro, mas perde a capacidade de se manter saudável.

Inteligente é aquele que consegue ter a perseverança de se manter com ambas as condições: com reservas e habilidades.

A prevenção se faz com o movimento. Ele garante o desempenho de todas as funções corporais.

Com uma boa opção de movimento, temos o modo Pilates que com seus princípios, conseguimos nos mover, trazendo benefícios para os nossos músculos.

As molas e cordas que constituem os aparelhos são capazes de assistir e resistir aos movimentos necessários para cada individuo. No entanto, vale lembrar que temos que procurar instrutores habilitados para ministrar as aulas do método.

Hoje no mundo existe a Aliança Mundial de PilatesPMA – registrada nos USA, o qual todas as escolas habilitadas se encontram registradas com currículo unificado.

Quando procurar uma academia, stúdio, seja qual for o nome que contenha método Pilates, certifique-se que o instrutor é formado por uma dessas escolas da PMA, todos tem no site, pesquise informações de seus instrutores formados.

Somos responsáveis pela nossa saúde, como todo método exige muito estudo com indicações e contraindicações para cada caso.

 

Você pode gostar também