Vale a pena investir em móveis de Design? Essa é uma questão que vem a cabeça de muitas pessoas que desejam decorar um ambiente, mas que não tem certeza do custo-benefício garantido por um investimento alto no mobiliário.
Primeiramente, é preciso entender que os móveis de Design têm suas especificidades. Eles são criados com materiais nobres, por exemplo, algo capaz de evocar um sentimento de requinte e sofisticação a qualquer ambiente.
Você vai entender por que eles dão um toque diferente na decoração e despertam uma satisfação tão grande nas pessoas. Acompanhe:
Materiais de Qualidade
Como é de se esperar, a qualidade dos móveis de Design é superior em relação aos demais. Você sabe por que isso acontece? A resposta é bem simples: porque as madeiras empregadas na fabricação dessas peças são “especiais” – madeiras de lei e maciças.
Em geral, os materiais são selecionados a partir de um alto rigor de qualidade e devem estar de acordo com os parâmetros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), isto é, ter uma documentação de origem florestal.
As madeiras mais usadas são as brasileiras Jequitibá, Imbuia, Louro-Freijó, Maracatiara.

01 Acre. Imagens Divulgação

Cipo. Imagens Divulgação
Design Exclusivo
Os móveis de Design são produzidos de uma maneira diferente dos tradicionais. Em vez de usar de muita tecnologia para a produção, as peças são feitas com técnicas tradicionais de marcenaria. Procura-se utilizar o mínimo ou nada de parafusos ou outros itens metálicos para fixação.
A marchetaria — arte de ornamentar superfícies com diversos materiais, como pedras, metais e marfim — é apenas um exemplo.

Timbo. Imagens Divulgação

Buriti. Imagens Divulgação
Acabamento Diferenciado
Se você tem um móvel de Design, aproxime-se dele agora mesmo e repare nos detalhes. O acabamento desses itens são feitos a partir de técnicas artesanais. Como resultado, as peças são itens únicos. Isso mesmo: uma vez que o mobiliário conta com parte da sua produção realizada de forma manual (isso se todo o processo não for artesanal), um item nunca será idêntico ao outro.

Guri. Imagens Divulgação
Produção em Pequena Escala
Com tanto trabalho e cuidado envolvido, os móveis de Design não costumam ser montados na esteira de uma fábrica. Em vez disso, eles são desenhados sob encomenda, com o objetivo de atender as necessidades de um grupo de pessoas.
Graças a esses diferenciais, os móveis de Design são parte obrigatória de projetos de arquitetura e designers de interiores mais sofisticados. Afinal de contas, somente um mobiliário com todas essas características é capaz de dialogar tão bem com uma bela estrutura.

Maruim. Imagens Divulgação

Samambaia. Imagens Divulgação