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TECNOLOGIA | INSTAGRAM PARA EMPRESAS – POR CAROLLYNE SPINDLER

20 de fevereiro de 2018

O Instagram parece ser apenas mais uma rede social para se utilizar  como uma forma de diversão e entretenimento pessoal. Porém, muito mais do que simplesmente acompanhar o que as outras pessoas estão fazendo, o Instagram é uma ótima forma de fazer marketing para as empresas. Ele permite que as marcas fortaleçam sua imagem e se aproximem do seu público.

Para conseguir aproveitar esses benefícios, é necessário se esforçar e escolher as melhores táticas de marketing para executar na rede social. O Instagram já conta com cerca de 800 milhões de usuários de todo o mundo. Um relatório feito pela empresa Fast Company mostrou que o engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook, reforçando como o investimento nesta rede social pode ser muito eficaz no objetivo de criar uma comunidade em torno de marcas ou negócios.

Mais do que compartilhar fotos com os seus seguidores, o Instagram também permite o compartilhamento de vídeos curtos, e também do famoso Boomerang, um aplicativo que permite ao usuário a criação de um pequeno vídeo animado, parecido com um GIF. Além disso, a plataforma permite uma integração rápida e direta com as redes sociais, como o Facebook.

Outra ferramenta importante é a de mensagens diretas, ou “direct messages”, no seu termo original. Ela pode ser utilizada para criar uma conexão maior e mais próxima com os seguidores, gerando possíveis contatos  e negócios.

O Instagram Stories veio para ficar e não conquistou apenas os usuários comuns ou famosos que desejam compartilhar com seus seguidores mais do que apenas as postagens tradicionais. Empresas e pequenos negócios descobriram que também podem utilizar este recurso para se aproximar do seu público e conquistar mais seguidores. O recurso permite compartilhar com outras pessoas, fotos que ficam disponíveis na rede por 24 horas. Com ele, é possível mostrar o dia a dia da empresa, fazendo com que o público sinta-se mais íntimo com a marca, seus processos e sua rotina.

As métricas do Instagram também se tornaram grandes aliadas para as empresas que utilizam o aplicativo. Como é possível medir o número de visualizações no perfil, nas fotos e vídeos, e o horário ideal de postagem, fica muito mais fácil de entender qual é o tipo de conteúdo que mais agrada o público e que gera mais engajamento.

 

Mais do que conhecer os recursos que a ferramenta possibilita, é preciso saber usá-los. Criar um estilo próprio e autêntico de comunicação nesta mídia exige planejamento e também investimento. Boas fotografias, abordagem adequada de temas e assuntos relacionados ao negócio, frequência de postagens e interações estratégicas com a audiência são apenas alguns dos pontos que podem fazer toda a diferença no posicionamento de uma empresa no Instagram. Uma ajudinha profissional nesta área sempre vem bem =)

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