Saúde & Bem-estar

SAÚDE E BEM-ESTAR | COMO MANTER-SE SAUDÁVEL DURANTE SUAS VIAGENS

21 de fevereiro de 2018

Ahh, férias….Um tempo cheio de diversão, relaxamento e alguns dos alimentos mais deliciosos do mundo! Não é de se admirar que seja tão difícil entrar em forma e evitar o ganho de peso quando se viaja.

Se você está indo para um lugar novo e exótico ou mesmo para um destino familiar, como onde você cresceu, por exemplo, existem algumas estratégias simples para aproveitar esse período de descanso, desfrutar de boa comida e boa companhia sem comprometer o estilo e vida saudável que você conquistou: Veja:

-Os horários das refeições mudarão: verifique constantemente sua fome, como está se sentindo e como quer se sentir depois. Tente escolher as opções mais saudáveis e com melhor oferta de nutrientes.

-Una o útil ao agradável: uma das partes mais difíceis sobre manter seu peso ou ficar em forma em suas férias ou viagens é encontrar tempo para movimentar-se ou uma academia. No entanto, você pode organizar uma viagem que inclua atividades esportivas! Por exemplo, se estiver indo para um destino que permita atividades aquáticas, alugue um caiaque ou faça aulas de surf. Se for para lugares rurais, faça caminhadas ou trilhas e aproveite a paisagem. Se estiver indo para uma cidade com programações mais urbanas, alugue uma bicicleta e explore as belezas e peculiaridades locais. Dessa forma você incluirá a atividade física no seu roteiro de viagem. Mas também esteja pronto para atividades inesperadas, levando junto seu tênis e roupa de ginástica para o caso de elas surgirem. Hoje em dia eles são confeccionados com materiais leves e ocupam pouco espaço em sua mala.

-Mantenha-se ativo: não somente os exercícios intensos o manterão em forma. Permanecer ativo e mover-se o máximo possível também. Quando estiver de férias, não se limite ao seu quarto de hotel, aproveite para conhecer lugares que não estejam no roteiro turístico, encontrar restaurantes diferentes para fazer suas refeições, conhecer pessoas novas e terá a oportunidade de explorar um universo diferente da sua rotina diária.

-Descanse e priorize a qualidade do seu sono: mudança de cama, travesseiros, fuso horário, frequentemente interferem na qualidade de seu sono. Se passará suas férias em um lugar mais distante com diferença de horário, ajuste seu relógio antes de sair para sua viagem e quando chegar lá, já estará mais adaptado. Alguns itens podem ajudar você a ter um sono reparador como, travesseiros de viagem, tampões de ouvido ou máscara de dormir.

-Não planeje demais: tenha em mente o que você quer fazer, mas também deixe-se levar pelo fluxo dos acontecimentos para que novas aventuras transformem-se em novas memórias.

-Evite radicalismos alimentares: uma das principais razões pelas quais viajamos durante as férias é sair da rotina e com a alimentação não é diferente. Você não precisa abster-se de todos alimentos não saudáveis durante sua viagem, até porque é difícil fazer isto em um ambiente estranho, no entanto, procure promover refeições mais leves para compensar esses momentos. Evite radicalismos e concentre-se novamente em obter um equilíbrio alimentar. Por exemplo, se vai comer algo mais calórico no jantar, reduza a quantidade destes alimentos e acrescente porções de vegetais.

-Mantenha-se saudável: viagens aéreas, transportes públicos e novos ambientes aumentam a exposição a vírus, germes e bactérias. Mas você pode reduzir os riscos, lavando as mãos com frequência e utilizando álcool gel sempre que possível. Lembre-se que, em outras partes do mundo as regras de saneamento e manipulação dos alimentos podem não ser as ideais. Além disso, procure estar sempre bem hidratado levando com você sua garrafinha de água.

Assim sendo, permita-se apreciar as belezas e particularidades do lugar que escolheu para o seu merecido descanso, mas sem descuidar de sua boa forma e saúde. .E lembre-se, o que nutre a alma como, meditar, ler, contemplar a natureza, desfrutar da companhia das pessoas importantes para você é tão essencial para seu bem estar quanto a comida que alimenta seu corpo.

Você pode gostar também