Cultura

CULTURA | 5 LIVROS PARA ALIMENTAR A ALMA – POR CAROLLYNE SPINDLER

7 de março de 2018

Em tempos de mídia social e Netflix, há quem esqueça de dedicar seu tempo livre ao precioso hábito da leitura. Ler é um exercício de imaginação, e exige um esforço intelectual muito maior do que navegar pelo Instagram ou assistir a um seriado. Traduzir mentalmente milhares de palavras em cenários e significados demanda energia e criatividade, e embora eu não tenha nenhum embasamento científico para esta afirmação, acredito que deve aguçar nossa inteligência.

Desde muito cedo, fui ensinada a ler. Amo livros, e ainda não troquei o papel pelo Kindle pois tenho a mania de dobrar páginas, sublinhar frases, até arrancar folhas quando me convém. Empresto livros que nunca voltam, pego emprestado alguns que também nem lembro de quem vieram. Livros aqui em casa já viraram objetos de decoração. Por não caberem mais nas prateleiras, estão espalhados por todos os cantos da casa: embaixo dos vasos de flores, dos porta-retratos e até na cozinha.

Divido neste post uma seleção de livros que trazem além da história (ou da estória), ensinamentos e bagagens que alimentam e enriquecem a alma. Não são livros de auto-ajuda. São contos, poemas, romances e teorias que inspiram, desafiam ou propões novas maneiras de enxergar o trivial.

1. O que o sol faz com as flores

“O que o sol faz com as flores” é uma coletânea de poemas sobre crescimento e cura. Ancestralidade e honrar as raízes. Expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você. Organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. Uma celebração do amor em todas as suas formas, que faz rir, chorar e refletir sobre nossas escolhas e experiências de vida.

Compre aqui: http://bit.ly/2F5yA8y

2. Homo Deus

Em “Homo Deus”: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari tenta entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana é também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.

3. Rápido e Devagar

Um dos grandes pensadores nosso tempo e vencedor do Nobel de Economia, Daniel Kahneman é um teórico da finança comportamental, que combina a economia com a ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos. Neste livro, ele nos mostra as formas que controlam a nossa mente, duas formas de pensar: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel nos mostra a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva em nossas decisões e até onde podemos ou não confiar nele. O entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar (e muito) em nossas decisões pessoais e profissionais.

Compre aqui: http://bit.ly/2FQJsVG

4. Vinho e Guerra

Numa narrativa de tirar o fôlego, “Vinho & Guerra” acompanha a saga de tradicionais famílias de vinicultores franceses que impediram os nazistas de roubar um de seus símbolos mais genuínos: o vinho. Usando de incríveis artimanhas, como a construção de paredes com teias de aranha para esconder safras preciosas e sabotagem de trens que transportavam vinho para a Alemanha, os produtores de vinho formaram uma espécie de resistência paralela a fim de proteger a economia da França e preservar um de seus prazeres mais inebriantes (e meu também!). Baseado em três anos de pesquisas e de entrevistas com testemunhas que sobreviveram a esses fatos, o livro lança luz sobre um capítulo comovente e pouco conhecido da história, prestando tributo a pessoas extraordinárias que, num sentido muito real, salvaram o espírito da França.

5. Astrofísica para Apressados

Entenda os mistérios do universo e seu lugar no espaço. Quem nunca olhou para o céu numa noite estrelada e se perguntou: que lugar ocupo no espaço? O que tudo isso significa? Como funciona? Neste livro o aclamado astrofísico e pesquisador Neil deGrasse Tyson responde a essas e outras perguntas que certamente todos já fizeram sobre o universo. De forma clara e sucinta, Tyson traduz o cosmos numa obra organizada em capítulos enxutos, escritos para quem tem pressa, mas que oferecem conhecimentos fundamentais sobre todas as principais ideias e descobertas relacionadas ao universo. Um guia para todos aqueles que apreciam ciência, astrofísica e se interessam pelos mistérios do espaço, tão bem revelado ao público por este autor incrível.

Boa leitura! =)

Beijos,
Caroll.

Você pode gostar também