Saúde & Bem-estar

SAÚDE E BEM ESTAR | ALIMENTOS PARA TURBINAR SEU CÉREBRO, POR ALINE FURLAN

3 de Maio de 2018

Nosso cérebro é o grande “chefe”. Ele é responsável por manter nosso coração batendo, pulmões respirando e permite que possamos nos mover, sentir e pensar. Por tudo isso, uma boa ideia é mantê-lo em condições de ter um bom rendimento e os alimentos que ingerimos desempenham um importante papel na manutenção desse Genuíno Centro de Comando. Eles ajudam a conservar o cérebro saudável e melhorar tarefas mentais específicas, como memória e concentração, por exemplo.

Vamos ver então alguns desses alimentos que podem turbinar a performance cerebral:

-Peixe: é uma fonte rica de Ômega-3, um importante componente na manutenção e renovação de células neurais. Ele desempenha papel essencial na memória, humor e proteção contra o declínio das atividades cognitivas. Cerca de 60% do nosso cérebro é feito de gordura, e metade dessa gordura é do tipo Ômega-3. Os principais tipos de peixes que contém Ômega 3 são os de água fria como: salmão, truta, sardinha, arenque.

 

-Café: a cafeína presente em sua composição pode aumentar o estado de alerta, concentração e humor. Seus compostos fenólicos atuam como potentes antioxidantes e anti-inflamatórios auxiliando na prevenção da Doença de Alzheimer, por exemplo.

-Chocolate Escuro: no cacau em pó são encontrados alguns componentes, incluindo flavonóides, cafeína e antioxidantes. Os flavonóides que são compostos vegetais antioxidantes atuam em áreas do cérebro que disponibilizam a serotonina, administrando melhor os estados de humor e ansiedade.

-Oleaginosas: contém uma série de nutrientes que estimulam o cérebro, incluindo vitamina E, gorduras saudáveis e compostos vegetais. As nozes podem melhorar a cognição e até mesmo ajudar a prevenir doenças neuro degenerativas. A vitamina E protege as membranas celulares dos danos dos radicais livres, ajudando a melhorar as consequências do lento declínio mental. Embora todas as oleaginosas sejam boas para o seu cérebro, as nozes podem ter uma vantagem extra, uma vez que também fornecem ao organismo ácidos graxos Ômega-3.

Ovos: são uma fonte rica de várias vitaminas do complexo B e colina. A colina é um micronutriente, presente principalmente nas gemas, utilizada para metabolizar acetilcolina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e a memória. Já a vitamina B12 está envolvido na síntese de substâncias químicas cerebrais e na regulação dos níveis de açúcar no cérebro.

 

-Chá Verde: enquanto a cafeína que é um de seus compostos ativos aumenta o estado de alerta, a L-teanina que é um aminoácido pode aumentar a atividade do neurotransmissor que atua na redução da ansiedade, aumentando a sensação de relaxamento. O chá verde também é rico em polifenóis e antioxidantes que protegem o cérebro do declínio mental, reduzindo o risco de Doença de Alzheimer e Parkinson.

 

-Brócolis: contém uma série de compostos que possuem poderosos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, incluindo a vitamina K que ajuda a proteger o cérebro.

-Sementes de Abóbora: são ricas em muitos micronutrientes importantes para a função cerebral, incluindo cobre, ferro, magnésio e zinco. A deficiência de zinco, por exemplo, tem sido associada à condições neurológicas desfavoráveis, incluindo a Doença de Alzheimer, Parkinson e Depressão. O magnésio é essencial para melhorar o processo de aprendizagem e memória.

 

-Laranjas: a vitamina C contida nela é um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção do declínio mental e no combate aos radicais livres, protegendo o cérebro do declínio de funções relacionadas com a idade.

-Cúrcuma: a curcumina traz benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes, favorecendo a memória em pessoas com Alzheimer e aumentando os níveis de serotonina e dopamina proporcionando maior equilíbrio nos estados de humor.

 

 

Incluir esses alimentos em sua dieta é uma forma de proteger e turbinar seu cérebro, aumentando seu estado de alerta, melhorando sua memória e seu humor permitindo à você ter mais energia e disposição para apreciar o que a vida tão generosamente tem à oferecer.

 

www.alinefurlan.com.br

 

 

 

Você pode gostar também