Tecnologia

TECNOLOGIA | O QUE VOCÊ PROCURA NO INSTAGRAM? – POR CAROLLYNE SPINDLER

30 de maio de 2018

O Instagram é a rede social da vez, e os número comprovam: o tempo médio gasto pelos usuários no aplicativo é 30% superior ao Facebook. O que será que cativa tanto os “instagrammers”?

Primeiramente, o apelo visual do aplicativo é muito superior ao Facebook. A utilização de fotos em destaque com textos em segundo plano e o feed minimalista, onde anúncios se disfarçam entre os conteúdos, gera uma experiência de navegação muito mais prazerosa e dinâmica.

Em seguida vem as funcionalidades intermináveis, como o chat privado e os stories, e ferramentas comerciais, que exibem preços de produtos e links para compra, entre outros. Novidades no formato de exibição dos conteúdos e novas formas de interagir com eles surgem todos os dias, despertando a curiosidade e conquistando a atenção dos usuários.

O Instagram conquistou principalmente o público jovem, e conta com 70% da sua audiência na faixa etária dos 15 aos 35 anos. A justificativa é o imediatismo, a possibilidade de compartilhar tudo o tempo todo, sem haver propósito claro ou relevância nos conteúdos publicados. Ansiosos por atenção, o público jovem mergulha a fundo nos stories, detalhando acontecimentos da sua rotina como se a vida fosse uma novela digna de audiência. Selfies também inundam diariamente o feed, e são um fenômeno ainda controverso na sociedade.

Você já parou para pensar sobre o que você procura no Instagram, seja com o conteúdo que publica ou com o que segue? Auto-afirmação, admiração, inserção, estímulos ou recompensas? Tudo que publicamos passa pelo escrutínio de uma audiência cada vez mais preparada para fazer julgamentos rápidos. Mesmo se tratando de família, amigos ou colegas, não podemos esperar que uma foto e uma curta legenda entreguem uma mensagem pontual. O espaço para interpretação é amplo e às vezes, nebuloso.

O mesmo vale para o conteúdo que consumimos. Assistir ao dia a dia de celebridades, blogueiros e milionários pode ser um passatempo divertido ou frustrante, dependendo da maturidade emocional do expectador. Observar a vida de outras pessoas nos leva inevitavelmente a criar comparativos e parâmetros desnecessários para o nosso próprio sucesso. A grama do vizinho só é mais verde para quem fica olhando para ela, não é mesmo?

Mais do que insights na vida alheia, o Instagram também pode fornecer doses diárias de humor, reflexão, inspiração e informação. Cada vez mais surgem perfis com propósitos diferenciados e com audiências segmentadas por interesse ou afinidade nos temas abordados. Que tal navegar além da sua rede de contatos e interagir com outros conteúdos em seu Instagram? Seguem algumas dicas:

 

  1. @artesdepressão

 

Frases de humor relacionadas com obras de arte. Cultura e diversão garatidas!

  1. @passagensimperdiveis

 

O perfil monitora promoções de passagens aéreas em praticamente todos os sites de venda online, e divulga em tempo real links para compra. Indispensável para quem gosta de viajar gastando menos.

  1. @mindfulmft

 

Vienna Pharaon é uma renomada terapeuta familiar de NY que posta diariamente insights sobre relacionamentos e amor próprio.

 

  1. @italian_food

 

O perfil é dedicado à culinária italiana e além das delícias mostra os principais pontos turísticos do país. Um banquete para os olhos!

  1. @shoesofnyc

 

O estilo de vida cosmopolita da Big Apple traduzido em sapatos.

  1. @thecoolhunter_

 

A arte do Cool Hunting traduzida em imagens que impressionam e mostram a direção das tendências globais.

  1. @adesignersmind

 

Projetos arquitetônicos ousados e cheios de estilo por todo o mundo.

  1. @m_melgrati

 

Ilustrador italiano que vem fazendo sucesso no mundo editorial com seu estilo sarcástico e desafiador.

  1. @msf_brasil

 

Acompanhe os desafios dos nobres Médicos Sem Fronteiras pelo mundo.

  1. @instaousado

 

Os memes mais recentes para quem não dispensa uma boa risada ao longo do dia.

Enjoy!

 

Você pode gostar também