Eventos, Gastronomia

Pancetta Scuola – Análise Sensorial de Azeites

31 de maio de 2019

Uma das iguarias mais antigas da história é o azeite de oliva. “Segundo algumas crenças, Atena e Poseidon disputaram entre si para saber quem seria o patrono e daria nome a uma cidade grega. Cada um deveria dar um presente aos homens para que estes decidem qual deus seria digno de cuidar do povo. Poseidon furou a terra com seu tridente e ali fez jorrar uma fonte. Atena deu aos homens uma árvore de cujo tronco eles poderiam extrair a madeira, dos frutos poderiam usar o óleo ou degustar a iguaria, além de usar as folhas para curar feridas de guerra ou criar infusões. A escolhida foi Atena, que deu nome à cidade de Atenas e a árvore criada pela deusa foi a oliveira.”

Assim, Eunice Spindler inicia a noite no Pancetta Mercado Gourmet, fazendo a abertura do Pancetta Scuola – Análise Sensorial de Azeites.

Eunice apresentou as principais variações de aromas, sabores, cores e texturas dos azeites de oliva, norteando o paladar dos presentes, imbuindo todos com sua paixão pela iguaria. Por possuir mais de 1000 espécies de azeitonas, os azeites de oliva têm características distintas, mas convergem sempre em um mesmo ponto: para serem considerados extra virgens, precisam ter aroma frutado, amargor e uma certa picância (ardidinho na garganta).

A noite foi harmonizada, ainda, com as famosas tábuas de frios do Pancetta, acompanhando vinhos especialmente selecionados para o evento.

Para conferir mais fotos do curso, clique aqui.

Você pode gostar também